desporto

Morreu treinador russo Viacheslav Platónov

O treinador russo de voleibol Viacheslav Platónov morreu, esta segunda-feira, na sequência de doença prolongada. Tinha 66 anos. Para o presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Platónov deixa um «historial de sucesso».

O treinador russo de voleibol Viacheslav Platónov morreu hoje aos 66 anos, devido a doença prolongada, informou o Departamento de Desportos de São Petersburgo.

Platónov começou a sua carreira de treinador na década de 70, no Spartak de Moscovo. Em 1977, foi nomeado seleccionador nacional da URSS, conduzindo a formação soviética à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscovo.

A selecção da URSS, dirigida por Platónov, ganhou ainda seis títulos europeus e sagrou-se por duas vezes campeã mundial.

A contribuição de Platónov para a difusão da modalidade foi reconhecida pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que em Dezembro de 2001 destacou o russo como um dos melhores treinadores do século XX.

Ouvido pela TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Vicente Araújo, disse que Platónov deixou um «historial de sucesso».