O português Ricardo Diniz partiu, este sábado, de Lisboa rumo a DaKar, num veleiro, dando início à aventura solitária que durará cerca de duas semanas, em paralelo com o rali todo-o-terreno que horas antes começou na capital.
Ricardo Diniz largou do rio Tejo, cerca das 15:30, em frente ao Padrão dos Descobrimentos, a algumas centenas de metros do local onde nove horas antes o português António Ventura foi o primeiro dos 475 concorrentes do rali Lisboa-Dakar a arrancar.
Antes de iniciar a aventura, Ricardo Diniz disse à TSF que pretende chegar o mais depressa possível a águas serenas.
«Esta primeira fase da viagem é mais importante, porque é aquela em que estou no meio do inverno do Atlântico Norte e, por isso, quero chegar a sul das Canárias o mais depressa possível, pois a partir daí começo a entrar em climas mais amenos», disse.
Aos 28 anos, Ricardo Diniz tem a experiência de já ter navegado mais de 60 mil milhas náuticas o que equivale a dar duas voltas e meia ao mundo.
No entanto, esta é a primeira vez que vai fazer uma viagem entre Lisboa e Dacar, a bordo do veleiro «Taylor´s Port», com 12,5 metros, equipado com diversos meios técnicos e tendo como únicos companheiros a música, os livros e o mar.
O português pretende completar a viagem em 15 dias, mas há factores incontroláveis, sobretudo as condições atmosféricas, que tanto podem acelerar como atrasar a aventura.