O FC Porto venceu o Marítimo por 3-0 em jogo a contar para a sexta jornada da Liga portuguesa de futebol. Hélder Postiga foi o autor de dois dos golos num jogo que marcou também o regresso do brasileiro Bruno Moraes.
Com dois golos de Hélder Postiga (34 e 84 minutos) e um de Lucho Gonzalez (60 minutos na transformação de uma grande penalidade), o FC Porto regressou este sábado à liderança da Liga portuguesa de futebol.
Num jogo que marcou o regresso às provas oficiais do brasileiro Bruno Moraes, depois de ano e meio de ausência, o FC Porto afastou a "nuvem negra" provocada pelas duas derrotas consecutivas (Arsenal para a Liga dos Campeões e em Braga) e arrecadou uma preciosa vitória frente ao Marítimo.
Na terça-feira, o FC Porto recebe os alemães do Hamburgo para a Liga de Campeões e está a uma semana de visitar Alvalade (o Sporting está a três pontos e apenas joga domingo com o Estrela da Amadora).
O terceiro e quarto golos de Postiga na Liga e o segundo do argentino assinaram a superioridade dos "dragões" e a terceira derrota dos insulares fora de portas, depois dos desaires em Paços de Ferreira e Leiria.
O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, manteve-se fiel a uma estratégia em 4x3x3, com Helton na baliza, e uma defesa com Bosingwa (direita), Pepe e Bruno Alves (centro), e Marek Cech (esquerda).
No meio-campo, Raul Meireles, Anderson e Lucho Gonzalez desenharam o tridente inicial (Paulo Assunção ficou no banco, relativamente à equipa que perdeu em Braga), enquanto o ataque ficou entregue a Quaresma, Lisandro Lopez e Hélder Postiga (Adriano e Tarik, lesionados, fora dos convocados).
No Marítimo, o técnico Ulisses Morais apresentou-se mais defensivo, com Marcos (baliza) atrás de uma defesa composta por Zé Gomes (direita), Gregory e Milton do Ó (centro) e ainda Briguel (esquerda).
Neca, Fernando Silva, André Barreto e Evaldo encarregaram-se das tarefas no meio-campo, cabendo a Marcinho o apoio ao avançado Lipatin.
Sob a arbitragem de Bruno Paixão (Setúbal), no Estádio do Dragão e perante uma assistência de cerca de 33 mil pessoas, as duas equipas apresentaram-se da seguinte forma.
FC Porto:
FC Porto: Helton, Bosingwa (Ricardo Costa, 45), Pepe, Bruno Alves, Marek Cech, Raul Meireles (Bruno Moraes, 76), Lucho Gonzalez, Anderson, Ricardo Quaresma, Hélder Postiga e Lisandro Lopez (Paulo Assunção, 50).
Suplentes: Vítor Baía, Ricardo Costa, Diogo Valente, Paulo Assunção, Alan, Vieirinha e Bruno Moraes.
Marítimo:
Marítimo: Marcos, Zé Gomes, Gregory, Milton do Ó, Briguel (Kanu, 45), Neca (Filipe Oliveira, 68), André Barreto, Fernando Silva (Wénio, 45), Evaldo, Marcinho e Lipatin.
Suplentes: Fábio, Von Schwedler, Olberdam, Wénio, Kanu, Moukouri e Filipe Oliveira.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Lisandro Lopez (10), André Barreto (11), Fernando Silva (13), Milton do Ó (35) e Bruno Alves (75).