O Benfica goleou este sábado a União de Leiria por 4-0, registando a primeira vitória fora das "águias" da era Fernando Santos. Nuno Gomes marcou o golo 100 no campeonato ao serviço do Benfica e Miccoli "bisou. A U. Leiria cedeu a primeira derrota em casa na presente época.
Dois tentos de Fabrizio Miccoli abriram caminho à goleada (4-0) do Benfica sobre a União de Leiria, na sexta jornada, jogo em que Nuno Gomes apontou o centésimo golo de "águia" ao peito na Liga de futebol.
O Benfica, que fechou a contagem com uma grande penalidade convertida por Simão, foi a equipa que mais dominou, juntando à atitude ofensiva muita criatividade, criando várias oportunidades de golo.
A baliza de Fernando começou cedo a antever uma noite difícil, com Miccoli, Nuno Gomes e Simão a revelarem um bom entendimento, com combinações que desequilibraram a defesa contrária.
Miccoli, em grande destaque neste jogo, inaugurou o marcador. Aos 30 minutos, o italiano aproveitou a boa combinação à entrada da área de Simão e Katsouranis e fez um "chapéu" perfeito ao guarda-redes Fernando.
Ainda antes do intervalo, os "encarnados" ampliaram a vantagem com uma boa jogada de entendimento na esquerda entre Simão, Nuno Gomes e Miccoli, que rematou para o fundo da baliza (43).
No recomeço do jogo, o Benfica surgiu mais paciente dando algum espaço à União de Leiria para reagir. O técnico Domingos Paciência trocou Cadú por Paulo Machado, o que permitiu à equipa mais posse de bola, mas a revelar-se frágil no ataque.
Aos 62 minutos, Nuno Gomes respondeu a um cruzamento de Nelson e apontou o seu centésimo golo com a camisola do Benfica.
Descrente, a União de Leiria baixou os braços. O Benfica, face às facilidades, voltou a dominar em todos os sectores e a criar oportunidades e aos 67 minutos estabeleceu o resultado final com uma grande penalidade de Simão, a castigar uma mão Faria.
A equipa da Luz consegue, desta forma, o segundo triunfo consecutivo na Liga, e o primeiro a jogar fora de casa na era Fernando Santos, e parte para o jogo frente ao Celtic de Glasgow (a contar para a Liga de Campeões) com o moral elevado.
Sob a arbitragem de Paulo Baptista (Portalegre), no Estádio Municipal de Leiria, perante uma assistência de cerca de 11500 espectadores, as duas equipas apresentaram-se da seguinte forma:
U. Leiria:
U. Leiria: Fernando, Laranjeiro, Marcos António, Valdomiro, Tixier, Faria (Alhandra, 78), Paulo Gomes, Harison (Ivanildo, 64), Cadu (Paulo Machado, 46), Sougou e Paulo César.
Suplentes: Bruno Vale, N'Gal, Alhandra, Renato, Ivanildo, Slusarski e Paulo Machado
Benfica:
Benfica: Quim, Nélson, Luisão, Ricardo Rocha, Léo, Petit, Katsouranis (Beto, 72), Nuno Assis, Miccoli, Nuno Gomes (Kikin, 72) e Simão (Miguelito, 81)
Suplentes: Moreira, Anderson, Miguelito, Alcides, Beto, Kikin e Manú
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Miccoli (20), Paulo César (22), Nuno Assis (45), Tixier (65), Faria (65) e Luisão (83).