desporto

Massa conquista "pole position"

O brasileiro Felipe Massa conquistou, este sábado, a "pole position" para o Grande Prémio do Brasil, "herdando" o primeiro lugar da grelha do alemão Michael Schumacher, colega na Ferrari.

O germânico tinha estabelecido o melhor tempo da segunda qualificação, mas um problema de alimentação no Ferrari logo no início da terceira e decisiva sessão valeu-lhe o 10º lugar na grelha de partida e deixou mais tranquilo o espanhol Fernando Alonso (Renault).

Sem Schumacher, o único que pode impedir Alonso de revalidar o título de campeão mundial (precisa vencer a prova e esperar que o espanhol não pontue), Massa não teve rivais à altura e arrebatou a "pole" no circuito de Interlagos, para satisfação dos compatriotas.

O brasileiro cumpriu a melhor volta ao traçado de São Paulo em 1.10,680 minutos (média de 219,474 km/h), revelando-se o único piloto a rodar no segundo "10" e batendo por mais de meio segundo o finlandês Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes), o segundo mais veloz, com 1.11,299.

O português Tiago Monteiro (Midland) fez um "pião" na primeira volta lançada durante a sessão de qualificação inicial e ficou sem tempo atribuído, ocupando o penúltimo posto, porque o holandês Robert Doornbos (Red Bull-Ferrari) foi penalizado e largará do último lugar.

Alonso foi o quarto mais rápido do dia (1.11,567), mas ficou a quase um segundo de Massa - que alcançou a terceira "pole postion" da carreira -, dividindo a segunda linha da grelha com o italiano Jarno Trulli (Toyota), autor do terceiro melhor tempo, com 1.11,328.

Redação