desporto

Benfica supera susto inicial

Uma grande penalidade evitável abriu, este domingo, caminho à penosa vitória do Benfica na recepção ao "lanterna vermelha" Estrela da Amadora (3-1), em jogo da sétima jornada, que ficou marcado por 15 cartões amarelos e três vermelhos.

O Estrela da Amadora até entrou bem, inaugurando o marcador aos 14 minutos, na primeira incursão à baliza adversária.

No entanto, os "encarnados" igualaram à passagem da meia hora (32), por intermédio do italiano Miccoli, que acabou expulso aos 82, por reagir de forma imprópria a uma falta ríspida de Rui Duarte.

O minuto 55 marcou decisivamente o resultado do embate do Estádio da Luz, em Lisboa: os visitantes ficaram em inferioridade numérica, devido à expulsão de Pedro Simões, autor da falta sobre Nelson na área, e Simão converteu o castigo máximo.

Em cima dos 90 minutos, Karyaka fixou o 3-1, numa partida em que Carlos Xistra não se poupou nos amostragem de cartões (15 amarelos e três vermelhos).

O Benfica sarou, assim, as "feridas" da pesada derrota europeia (3-0, no reduto do Celtic de Glasgow), e aumentou o grupo dos terceiros classificados do campeonato, juntando-se ao Sporting de Braga e Naval 1º de Maio e aguardando as "escaramuças" do Sporting-FC Porto e aliviando a contestação ao treinador Fernando Santos.

O Estrela da Amadora, que nunca ganhou no Estádio da Luz, continua sem o fazer também esta época - em sete jogos tem como melhor resultado um empate -, o que mantém o clube mergulhado no último lugar da prova.

Sob a arbitragem de Carlos Xistra, Castelo Branco, as equipas alinharam da seguinte maneira:

Benfica

Benfica: Quim, Nelson, Ricardo Rocha, Luisão, Léo, Petit, Katsouranis (Karyaka, 69), Nuno Assis (Beto, 88), Simão, Miccoli e Nuno Gomes.

Suplentes: Moreira, Alcides, Miguelito, Beto, Karyaka, Mantorras e Kikin Fonseca.

Estrela da Amadora

Estrela da Amadora: Paulo Lopes, Tony, Pedro Simões, Fonte, Amoreirinha, Jordão, Edu Silva (Rui Duarte, 63), Marco Paulo, Jaime (Rui Borges, 46), Dário (Tiago Gomes, 60) e Jones.

Suplentes: Pedro Alves, Rui Duarte, Tiago Gomes, Paulo Sérgio, Moses, Rui Borges e Cleiton.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: cartão amarelo para Pedro Simões (11 e 53), Marco Paulo (31), Simão (35), Edu Silva (37), Luisão (42), Nuno Assis (48), Miccoli (68 e 82), Fonte (77), Rui Duarte (82 e 87), Karyaka (83), Jordão (85) e Beto (92). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Pedro Simões (53), Miccoli (82) e Rui Duarte (87).

Redação