desporto

Loeb novamente campeão mesmo sem alinhar na Austrália

Sebastien Loeb sagrou-se campeão mundial de ralis pela terceira vez consecutiva apesar de não ter alinhado no Rali da Austrália, devido a lesão. O francês assegurou o triunfo no campeonato, após Marcus Gronholm ter sido apenas quinto na prova australiana, ganha por Mirko Hirvonen.

O francês Sebastien Loeb sagrou-se, este domingo, pela terceira vez consecutiva, campeão do mundo de ralis, apesar de nem sequer ter participado no Rali da Austrália, dado que ainda está a recuperar de uma queda de uma BTT no final de Setembro.

Marcus Gronholm precisava de terminar pelo menos na quarta posição para ainda poder aspirara a um triunfo no Mundial de Pilotos, mas um pião durante a terceira especial da prova, acabou por o atrasar, tendo o finlandês acabado apenas em quinto.

O triunfo na 14ª prova do Mundial de Ralis acabou por sorrir ao seu compatriota Mirko Hirvonen que assim somou o seu primeiro triunfo de sempre em provas do campeonato do mundo.

Hirvonen, que liderou a prova desde sexta-feira, superiorizou-se a Petter Solberg, que ficou a 37 segundos do finlandês, ao passo que o austríaco Manfred Stohl foi terceiro na prova australiana.

Com este resultado, Sebastien Loeb viu reduzida a sua vantagem no Mundial em relação a Marcus Gronholm para 21 pontos que, são suficientes, para que o francês tenha desde já assegurado o triunfo neste campeonato.

O piloto gaulês, que faz dupla com o monegasco Daniel Elena, tinha vencido oito dos 12 ralis em que tinha participado antes de se lesionar dois dias após o Rali de Chipre, prova que tinha vencido.

Após o triunfo no Rali da Alemanha, em 2002, esta dupla já venceu 28 provas a contar para o Mundial de Ralis, um recorde absoluta na categoria rainha desta modalidade do automobilismo.

Redação