desporto

Hayden aproveita erro de Rossi e sagra-se campeão

O norte-americano Nicky Hayden sagrou-se campeão do mundo de MotoGP, apesar de apenas ter acabado na terceira posição do GP da Comunidade Valenciana. Hayden aproveitou uma queda de Valentino Rossi à quinta volta e ficou com o caminho aberto para o título mundial.

O norte-americano Nicky Hayden sagrou-se, este domingo, campeão mundial de MotoGP, ao aproveitar da melhor forma uma queda de Valentino Rossi no GP da Comunidade Valenciana.

O momento decisivo do último Grande Prémio da temporada surgiu logo na quinta volta quando o pentacampeão mundial da categoria rainha do motociclismo caiu, uma queda que o atirou para o último lugar da prova, a 25 segundos do líder Troy Bayliss.

Apesar da recuperação que empreendeu ao longo da restante prova, Rossi não foi além da 13ª posição, lugar que acabou por não ser suficiente para que os oito pontos de vantagem com que aparecia em Valência lhe dessem um novo título na categoria de Moto GP.

Com a queda de Rossi, Hayden teve apenas que manter o terceiro posto que ocupou durante grande parte da corrida, limitando-se a acabar atrás de Bayliss e Loris Capirossi para garantir o título mundial, com cinco pontos de avanço sobre "Il Doctore".

O "puto de Kentucky", como Hayden é conhecido no mundo do motociclismo, precisou assim de vencer apenas dois Grandes Prémios para se sagrar o primeiro campeão do mundo de origem norte-americana, seis anos depois de Kenny Roberts Jr.

Hayden viu quase a sua candidatura ao título deste ano em grandes dificuldades quando o seu colega de equipa Dani Pedrosa o abalroou no Estoril, o que permitiu a Valentino Rossi passar para a frente do campeonato depois de ter chegado a ter uma desvantagem superior a 50 pontos.

Ainda no que toca à categoria Moto GP, destaque também para Capirossi que fruto do seu segundo lugar obtido este domingo conseguiu passar para o terceiro lugar do campeonato, superiorizando-se por apenas um ponto ao seu compatriota Marco Melandri.

Referência ainda para o espanhol Jorge Lorenzo que se sagrou campeão mundial nos 250cc aos 19 anos, tornando-se assim o mais jovem piloto campeão na categoria intermédia do motociclismo, ao bater o recorde estabelecido por Dani Pedrosa, em 2004.

Nos 125cc, o triunfo foi para o espanhol Hector Faubel, mas o triunfo no mundial não escapou ao seu compatriota Alvaro Bautista, que já se tinha sagrado virtual campeão antes da prova de Valência.

Redação