Um golo fora de horas de Roland Linz proporcionou, este sábado, a primeira vitória (2-1) ao Boavista sob o comando de Jaime Pacheco, afundando o Desportivo das Aves na última posição da Liga de futebol, à passagem da nona jornada.
O treinador não teve uma estreia auspiciosa na ronda anterior, ao perder (2-0) com o Paços de Ferreira, e hoje também entrou mal na recepção a uma equipa que ainda não ganhou esta época, chegando ao intervalo a perder por 1-0, na sequência do golo marcado por Nené, aos 07 minutos.
O Boavista, que tinha sofrido três derrotas consecutivas, precisava de dar um pontapé na crise e conseguiu o objectivo já em período de compensação, aos 92 minutos, quando Linz apontou o tento da vitória, depois de Ricardo Silva ter restabelecido o empate aos 74.
O avançado austríaco juntou-se aos brasileiros Ronny (Paços de Ferreira) e Nei (Naval 1º de Maio) no comando dos melhores marcadores da prova, com cinco remates certeiros, mas já não facturava desde a quinta jornada, no último triunfo "axadrezado" (2-0, ao Belenenses).
Apesar do início promissor no Estádio do Bessa, o Desportivo das Aves averbou a sexta derrota seguida no campeonato e parece condenado à despromoção à Liga de Honra, «castigo» esta temporada reservado apenas aos dois últimos classificados.
Os embates mais aguardados da ronda estão marcados para segunda-feira, com o líder FC Porto a deslocar-se a casa do Vitória de Setúbal e o Sporting (2º colocado) a receber o Sporting de Braga (4º), num embate que promete muitas dificuldades.
Domingo, o Benfica recebe o Beira-Mar, moralizado pelo triunfo na Liga dos Campeões sobre o Celtic (3-0), numa ronda perfeita para os clubes lusos: o FC Porto venceu em Hamburgo (3-1), o Sporting empatou 0-0 com o Bayern, em Munique, e o Braga goleou o Liberec (4-0).
A nona jornada arrancou sexta-feira, com a vitória da União de Leiria no reduto do Belenenses, por 1-0, graças ao golo solitário de Ivanildo (o primeiro na Liga), que permitiu aos leirienses ascenderem ao terceiro lugar provisório.
Jogo no Estádio do Bessa Século XXI.
Boavista - Desportivo das Aves, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Nené, 07 minutos.
1-1, Ricardo Silva, 74.
2-1, Linz, 92.
Equipas:
- Boavista; Khadim, Hélder Rosário (Fary, 72), Ricardo Silva,
Cissé, Mário Silva, Lucas (Paulo Sousa, 37), Kazmierczak, Essame (Ricardo Sousa, 29), Zé Manuel, Linz e Grzelak.
(Suplentes: William, Leo Tambussi, Paulo Sousa, Fary, Zairi,
Hugo Monteiro e Ricardo Sousa).
- Desp.Aves: Paulo Musse, Sérgio Carvalho, Sérgio Nunes, Bruno Fernandes, Anilton Júnior (William, 72), Filipe Anunciação, Mércio, Leandro (Octávio, 60), Nené, Xano e Dill (Hernâni, 86).
(Suplentes: Rui Faria, Vítor Manuel, Rui Figueiredo, Hernâni,
Jocivalter, William e Octávio).
Árbitro: Lucílio Baptista, de Setúbal.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Mércio (32), Sérgio
Carvalho (54), Filipe Anunciação (57) e Octávio (73).
Assistência: cerca de 3.500 espectadores.