O FC Porto consolidou, este sábado, a liderança da Liga portuguesa de futebol ao vencer a Académica por 2-1. Os "dragões" dominaram a partida mas sentiram algum sofrimento para conquistar os três pontos.
Um golo de Pepe, aos 84 minutos, deu este sábado a vitória ao FC Porto frente à Académica (2-1), em jogo da 10ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio do Dragão, no Porto.
Os campeões nacionais, que com este triunfo consolidaram a liderança, dominaram a partida e dispuseram de várias oportunidades de golo, mas acabaram por passar por algum sofrimento para conquistar os três pontos.
Hélder Postiga inaugurou o marcador aos 50 minutos, num lance que deixou algumas dúvidas em relação à sua posição, o colombiano Nestor Alvarez empatou aos 77 e Pepe desfez a igualdade a seis minutos do fim do jogo.
Depois de uma primeira parte em que o FC Porto criou mais perigo, embora nem sempre optando pela melhor solução, a Académica surgiu mais atrevida na segunda parte.
Ainda assim, foi o FC Porto que chegou finalmente ao golo pela cabeça de Hélder Postiga, aos 50 minutos, alegadamente em posição irregular.
No momento do cabeceamento, Hélder Postiga, que somou assim o seu sétimo golo e consolidou a liderança da tabela dos goleadores, recebeu o cruzamento de Quaresma, mas estaria cerca de meio metro adiantado.
A Académica reagiu bem ao golo e empatou pelo colombiano Nestor Alvarez, aos 77 minutos, naquele que foi o seu regresso à competição após cerca de dois meses.
Hélder Postiga esteve perto de bisar aos 83 mas o golo do triunfo portista surgiria pelo "central" Pepe, aos 84 minutos, na sequência de um canto cobrado por Quaresma, na direita, e já com o FC Porto a apresentar alguns sintomas de desespero.
No Estádio do Dragão, sob a arbitragem de Paulo Paraty (Porto) e perante uma assistência de cerca de 30 mil espectadores, as duas equipas apresentaram-se da seguinte forma:
FC Porto:
FC Porto: Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Marek Cech, Raúl Meireles (Alan, 79), Jorginho (Bruno Moraes, 46), Lucho Gonzalez, Ricardo Quaresma, Lisandro Lopez (Ibson, 53) e Hélder Postiga.
Suplentes: Vítor Baía, Ricardo Costa, Ibson, Tarik, Alan, João Paulo e Bruno Moraes.
Académica:
Académica: Pedro Roma, Nuno Luís, Kaká, Litos, Lino, Roberto Brum (Paulo Sérgio, 63), Pavlovic, Hélder Barbosa (Nestor Alvarez, 56), Dame, Filipe Teixeira (Sarmento, 63) e Miguel Pedro.
Suplentes: Eduardo, Danilo, Paulo Sérgio, Vítor Vinha, Sarmento, Nuno Piloto e Nestor Alvarez.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: cartão amarelo para Pavlovic (24), Pepe (44) e Dame (87).