O Sporting obteve este domingo uma vitória feliz ao vencer no Funchal o Marítimo por 1-0, em encontro da 10ª jornada da Liga portuguesa de futebol, realizado no Estádio dos Barreiros. O jovem guarda-redes Rui Patrício teve uma estreia auspiciosa num jogo marcado por algumas falhas na arbitragem.
O Sporting conseguiu, este domingo, uma preciosa vitória sobre o Marítimo, por 1-0, seguindo agora a dois pontos do líder FC Porto e deixando o Benfica a sete pontos.
O tento da vitória "leonina" foi anotado já na segunda parte, aos 63 minutos, num livre directo de Tello e em que o guarda-redes Marcos não fica isento de culpas.
A equipa sportinguista beneficiou ainda de uma estreia auspiciosa do seu guarda-redes Rui Patrício, que defendeu uma grande penalidade já na fase final do jogo.
A primeira parte foi dominada pela equipa lisboeta, ainda que sem construir grandes oportunidades de golo, exceptuando os remates de meia distância de Carlos Martins e Custódio, a que Marcos correspondeu sempre bem.
O empate ao intervalo foi de encontro ao que as duas equipas tinham feito até então, com o Marítimo a surgir melhor na segunda parte e a ameaçar mais a baliza do Sporting.
Num julgamento duvidoso da equipa de arbitragem, que deixou um livre directo ser efectuado, não da linha de fundo mas no enfiamento da grande área, Rodrigo Tello rematou forte, aos 63 minutos, para o golo.
Num novo erro da equipa de arbitragem, Bruno Paixão apontou grande penalidade contra o Sporting, por falta de Polga sobre Marcinho, fora da área , mas Kanu, aos 75 minutos, rematou denunciado contra o corpo de Rui Patrício.
O jovem Rui Patrício defendeu literalmente o resultado, num "baptismo de fogo" bem sucedido, devido a lesão do internacional Ricardo.
Até ao final do encontro, o Marítimo foi mais equipa e quem mais procurou o golo, num jogo em que não merecia sair derrotado, tantas foram as situações de golo criadas.
Ficha de Jogo
No Estádio dos Barreiros, no Funchal, sob a arbitragem de Bruno Paixão (Setúbal), e perante uma assistência de oito mil espectadores, as duas equipas apresentaram-se da seguinte forma:
Marítimo:
Marítimo: Marcos, Zé Gomes (Marcelo Lipatin, 77), Alex von Schwedler, Gregory, Evaldo, Olberdam (Neca, 82), Wénio, Luís Olim (Moukouri, 77), Filipe Oliveira, Marcinho e Kanu.
Suplentes: Fábio, Milton do Ó, Fahel, Neca, Marcelo Lipatin, Moukouri e Briguel.
Sporting:
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Rodrigo Tello, Custódio, Carlos Martins (Paredes, 72), João Moutinho, Nani (Caneira, 92), Carlos Bueno (Alecsandro, 61) e Liedson.
Suplentes; Ricardo, Ronny, Caneira, Miguel Garcia, Alecsandro, Farnerud e Paredes.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Martins (05), Wénio (33), Alex von Schwedler (43), Nani (70), Polga (74) e Moutinho (91).