desporto

Benfica consegue vitória justa

O Benfica conseguiu, este sábado, uma justa vitória sobre o Marítimo por 2-1, em encontro da 11ª jornada da Liga portuguesa de futebol. Os "encarnados", que sofreram durante o jogo por culpa própria, acabaram por selar o triunfo através de Katsouranis aos 66 minutos.

A jogar em casa, o Benfica podia ter construído uma vitória folgada, mas o desperdício dos seus avançados e a grande exibição do guarda-redes Marcos impediram que o encontro ficasse decidido nos primeiros 40 minutos.

O Marítimo entrou sem complexos na partida, cabendo-lhe o primeiro remate, com Zé Gomes a atirar ligeiramente opor cima da baliza de Quim; contudo, um erro do guarda-redes Marcos, aos seis minutos, que permitiu a Nuno Gomes rematar ao lado, fez com que a tendência do encontro caísse toda para o lado do Benfica.

A partis dos seis minutos, seguiram-se inúmeras oportunidades de golo para o Benfica, mas Katsouranis (sete e 29 minutos), Miccoli (13), Nuno Gomes (15) e Ricardo Rocha (17) não conseguiram colocar a bola no fundo das redes, sendo que os últimos três viram Marcos efectuar excelentes intervenções.

Perante tanto desperdício dos avançados "encarnados", o defesa Alex Schwedler decidiu dar uma pequena "ajuda", fazendo um auto-golo, aos 32 minutos, num lance muito confuso na área insular.

Contudo, após o golo, o rendimento do Benfica quebrou, o que permitiu ao Marítimo equilibrar a contenda, acabando por chegar ao empate aos 42 minutos, com um grande golo de Marcinho, que, perante a passividade do meio-campo da casa, colocou a bola na "gaveta".

Já na segunda parte, e numa altura em que o Marítimo estava reduzido a nove unidades - Marcinho foi expulso por entrada muito dura e desnecessária sobre Simão, aos 52 minutos, e Kanu estava lesionado -, o Benfica acabou por fazer o segundo golo.

Aos 66 minutos, uma boa jogada do ataque "encarnado" foi concluída por Katsouranis, assistido por Simão, o melhor em campo a par de Marcos, que fez mais duas grandes defesas até ao final, em resposta a remates de Petit e Karagounis.

Sob a arbitragem de João Ferreira, de Setúbal, as equipas apresentaram-se da seguinte forma:

Benfica

Benfica: Quim, Nélson, Anderson, Ricardo Rocha, Léo, Petit, Katsouranis (Manu, 85), Nuno Assis (Karagounis, 61), Simão, Miccoli (Mantorras, 50) e Nuno Gomes.

Suplentes: Moreira, Alcides, Manu, Kikin Fonseca, Karyaka, Karagounis e Mantorras.

Marítimo

Marítimo: Marcos, Zé Gomes, Alex Schwedler, Gregory, Evaldo, Wénio, Olberdan (André Barreto, 82), Luís Olim, Filipe Oliveira (Neca, 74), Marcinho e Kanu (Moukouri, 67).

Suplentes: Fábio, Briguel, Milton do Ó, André Barreto, Neca, Moukouri e Lipatin.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: cartão amarelo para Gregory (19), Katsouranis (70) e Briguel (87, no banco dos suplentes). Cartão vermelho directo para Marcinho (52).