A Académica conseguiu, este domingo, a sua terceira vitória seguida em casa, ao derrotar o Beira-Mar por 3-1, relegando a equipa aveirense para o penúltimo lugar da Liga. Já o Paços de Ferreira recebeu e venceu o Desportivo da Aves por 2-0, enquanto o Nacional da Madeira conseguiu um triunfo frente à União de Leiria por 2-1.
A Académica venceu hoje o Beira-Marpor 3-1, em encontro da 11ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado em Coimbra.
Os golos de Dame N'Doye (uma "bomba" a 40 metros da baliza de Danrlei) e de Gyano, na segunda metade, deram tranquilidade à equipa da casa, que não a teve durante os primeiros 45 minutos.
O Beira-Mar até começou melhor: o avançado Jorge Leitão ameaçou aos seis e 19 minutos e marcou aos 33, de cabeça, em resposta a um cruzamento de Luciano Ratinho.
Na segunda parte, a "Briosa" não podia ter recomeçado melhor a partida, pois Dame N'Doye, o irmão mais novo do clã N'Doye, rematou forte e bem colocado, a cerca de 40 metros da baliza, completando a reviravolta no marcador.
Foi um golo marcado pela emoção, já que foi dedicado ao companheiro Hélder Barbosa: o senegalês fez questão de ir ao banco e levantar a camisola "7", a do "puto maravilha", ainda na cama do Hospital da Trindade, no Porto.
Com este tento, desfez-se também a ambição dos aveirenses, que foram dominados após o intervalo por uma equipa que se transfigurou e sentenciou o encontro aos 57 minutos, altura em que Gyano deu a melhor sequência a um centro perfeito de Filipe Teixeira.
Paços de Ferreira «afunda» Desportivo das Aves
Num outro encontro, o Paços de Ferreira recebeu e venceu o Desportivo da Aves por 2-0, com golos de Edson e Primo, e afundou ainda mais o "lanterna vermelha" da Liga portuguesa de futebol.
Ainda sem derrotas em casa (três vitórias e três empates), o "onze" de José Mota chegou ao intervalo já a vencer, graças ao terceiro tento em quatro jogos do angolano Edson (25 minutos), e "selou" o triunfo na segunda parte, por Primo (57).
Já o Nacional da Madeira venceu a União de Leiria por 2-1, em jogo disputado no Funchal.
Os golos da equipa da casa foram apontados por Alonso (40 minutos) e Sougou (73). Ao minuto 76, Bruno reduziu a vantagem.