O Sporting de Braga recuperou, este domingo, de um golo de desvantagem e ganhou por 4-2 na recepção à Académica de Coimbra, desalojando o Benfica do terceiro lugar da Liga de futebol, liderada mais folgadamente pelo campeão FC Porto.
Após a 12ª jornada, os «dragões» gozam de cinco pontos de vantagem sobre o Sporting, derrotado no derby pelo Benfica por 2-0, enquanto os «arsenalistas» seguem três pontos atrás dos «leões», com mais um que os «encarnados», caídos para o quarto posto.
No Estádio Municipal de Braga, a equipa orientada por Rogério Gonçalves conseguiu a terceira vitória consecutiva, sempre com golos do capitão Paulo Jorge, que já conta com um total de quatro, ao passo que João Pinto se estreou a «facturar» para o campeonato.
Lino inaugurou o marcador para a «Briosa» logo aos três minutos, mas Cesinha empatou a partida, seis minutos depois. Aos 16 minutos, Paulo Jorge colocou os anfitriões em vantagem, mas Litos, aos 40, voltou a empatar, resultado que se registava ao intervalo.
Na segunda parte, João Pinto e Frechaut, respectivamente, aos 51 e 61 minutos, estabeleceram o resultado final (4-2), impondo o 11º lugar aos «estudantes», que continuam sem vencer fora.
Ainda este domingo, o Desportivo das Aves alcançou a segunda vitória da época e deixou o último lugar, batendo em casa a Naval 1º de Maio por 2-0, com o sobrinho do antigo internacional Paulo Futre a somar o seu terceiro golo em três partidas de «primeira».
Artur Futre, que já tinha «bisado» no triunfo da 10ª ronda diante do Nacional da Madeira, inaugurou hoje o marcador aos 64 minutos e Filipe Anunciação descansou o público local, aos 79.
Como no sábado o Belenenses venceu na visita ao Beira-Mar, por 2-1, com golos de José Pedro (cinco minutos) e Dady (41), contrariados por um tento de Jorge Leitão (51), os aveirenses são o novo «lanterna vermelha».
Os lisboetas, com um encontro a menos, subiram ao 10º posto e impuseram a segunda derrota em três jogos ao treinador Carlos Carvalhal, que ainda só obteve um ponto desde que deixou o Sporting de Braga para orientar a equipa de Aveiro.
Também sábado, o FC Porto ganhou o «derby» da Invicta com o Boavista, por 2-0, no Estádio do Dragão, e aproveitou da melhor forma a derrota do Sporting na recepção ao Benfica.
Aos 73 minutos, um golo de Hélder Postiga permitiu ao avançado cimentar a liderança dos melhores marcadores (nove remates certeiros), aumentando a vantagem proporcionada pelo tento de Quaresma, aos 52, com culpas para o guarda-redes boavisteiro Khadim.
A quinta vitória consecutiva dos «dragões» permitiu-lhes também manter a distância de nove pontos para o rival Benfica, embora os «encarnados» tenham a recepção ao Belenenses por disputar.
No Estádio do Dragão, o treinador «axadrezado», Jaime Pacheco, sofreu a segunda derrota desde que retomou o comando da equipa, coleccionando apenas cinco pontos em 15 possíveis e o Boavista segue provisoriamente na 12ª posição.
A ronda começou sexta-feira, com golos de Ricardo Rocha e Simão, respectivamente, aos três e 36 minutos, a decidirem o «derby eterno» a favor do Benfica no "covil" do Sporting, interrompendo uma série de oito jogos sem perder dos «leões».
Marítimo e Vitória de Setúbal encerram a jornada segunda-feira, no Funchal, podendo os madeirenses alcançar os mesmos 19 pontos dos conterrâneos do Nacional (quinto classificado), hoje batido na visita ao Estrela da Amadora (2-0).