desporto

PGR está a «ler e a analisar» livro de Carolina Salgado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou, esta segunda-feira, que está a «ler e analisar» o livro de Carolina Salgado, ex-companheira do presidente do FC Porto, adiantando que tomará as medidas que entender necessárias.

Em declarações à agência Lusa, fonte da Procuradoria-Geral da República disse que «o livro de Carolina Salgado está ser lido e analisado pela PGR e vão ser tomadas as medidas adequadas e necessárias, que oportunamente serão divulgadas».

A mesma fonte adiantou que o Procurador-Geral da República, Fernando Pinto Monteiro, vai reunir-se quarta-feira com o procurador do Tribunal de Gondomar titular pelo processo «Apito Dourado», Carlos Teixeira.

O procurador Carlos Teixeira denunciou que foi seguido durante o processo Apito Dourado, tendo reconhecido um dos seus perseguidores.

Este e outros assuntos, relacionados com o processo de corrupção no futebol, bem como as acusações no recente livro de Carolina Salgado deverão ser os temas chave da reunião entre Pinto Monteiro e Carlos Teixeira.

No seu livro, Carolina Salgado denuncia alegadas situações de corrupção desportiva, evasão fiscal, violação do segredo de justiça, agressões, perjúrio e fuga à justiça, que envolvem o presidente dos «azuis e brancos», Jorge Nuno Pinto da Costa.

Entretanto, também a magistrada responsável pela Direcção Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, já garantiu que o seu departamento vai analisar o livro de Carolina Salgado para determinar se as acusações feitas a Pinto da Costa constituem matéria para abrir processos de investigação.