desporto

FC Porto enche "sapatinho" de golos

O FC Porto despediu-se de 2006 em festa, com uma goleada de quatro golos sem resposta frente ao Paços de Ferreira. Os "dragões" registam, assim, a sétima vitória consecutiva e terminam o ano confortavelmente na liderança do campeonato.

O campeão e líder FC Porto goleou este domingo o Paços de Ferreira, por 4-0, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 14ª jornada da Liga de futebol, a última do ano de 2006.

Um "bis" do defesa brasileiro Pepe (25 e 68 minutos), um golo de Hélder Postiga (42), o 10º golo do melhor marcador no campeonato (42), e outro tento do argentino Lucho Gonzalez (87) permitiram aos "dragões" umas "Festas" ainda mais "Felizes".

A jogar em casa, o FC Porto somou assim a sétima vitória no Estádio do Dragão nesta época, permanece confortavelmente na liderança da Liga com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting e passa a cifra para 27 jogos consecutivos sem perder perante o seu público.

Já o Paços de Ferreira termina o ano a perder depois de quatro jogos sem derrotas.

Jesualdo Ferreira, sem Paulo Assunção, lesionado, chamou o brasileiro Ibson para o "“miolo" e manteve Helton na baliza, "promovendo" o eslovaco Marek Cech para a lateral esquerda (saiu o uruguaio Fucile), que com Pepe e Bruno Alves (centro) e Bosingwa (direita) completaram a linha defensiva.

Junto a Ibson apareceram, Raul Meireles e Lucho Gonzalez, continuando Hélder Postiga, Quaresma e Lisandro Lopez encarregues das tarefas mais ofensivas.

Quaresma voltou a ser decisivo ao assistir Pepe para os primeiro e terceiro golos, ainda colocou a bola de novo na cabeça do defesa central, antes deste cabecear à barra e Postiga "estoirar" para o segundo tento, na recarga, oferecendo também a Lucho o consumar da goleada, aos 87.

Do lado do Paços de Ferreira, José Mota chamou Peçanha (baliza), Primo, Tiago Valente, Geraldo e Antunes para a defesa, Elias, Paulo Sousa e Dani fizeram o trio do meio campo, enquanto o tridente ofensivo começou composto por Edson, Ronny e Didi.

O jogo ficou ainda marcado pela expulsão directa de Edson, por agressão a Pepe, no final do primeiro tempo.

No Estádio do Dragão, sob a arbitragem de João Vilas Boas (Braga), e perante uma assistência de 38203 espectadores, as duas equipas apresentaram-se da seguinte forma.

FC Porto:

FC Porto: Helton, Bosingwa, Pepe (Ricardo Costa, 73), Bruno Alves, Marek Cech, Ibson (Bruno Moraes, 46), Raul Meireles, Lucho Gonzalez, Lisandro Lopez (Vieirinha, 67), Ricardo Quaresma e Hélder Postiga.

Suplentes: Vítor Baía, Ricardo Costa, Fucile, João Paulo, Vieirinha, Alan e Bruno Moraes.

Paços de Ferreira:

Paços de Ferreira: Peçanha, Primo, Geraldo, Tiago Valente, Antunes, Dani (Pedrinha, 61), Paulo Sousa, Elias, Edson, Ronny (Cristiano, 56) e Didi (Renato Queirós, 75).

Suplentes: Coelho, Emerson, Pedrinha, Cristiano, Mangualde, Renato Queirós e Jean Carlos.

Acção disciplinar:

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Edson (09) Elias (29), Bosingwa (56), Marek Cech (79), Cristiano (80) e Geraldo (93). Cartão vermelho directo para Edson (46+).