desporto

PJ lamenta fraca colaboração da Liga e da Federação

O Director Nacional da PJ lamenta que a Liga e Federação não tenham colaborado na luta contra a corrupção no futebol. O jornal Expresso avança que foi aberto um processo de inquérito que envolve juízes desembargadores destas entidades.

O Director Nacional da Policia Judiciária lamentou que nem a Liga Portuguesa de Futebol Profissional nem a Federação Portuguesa de Futebol tenham colaborado na luta contra a corrupção no desporto, no âmbito do processo «Apito Dourado», numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado.

Alípio Ribeiro afirma que ainda há muito trabalho por fazer no que se refere à prevenção da corrupção desportiva e que essa responsabilidade não é apenas dos órgãos de justiça criminal, mas também das instituições desportivas.

Na entrevista, o director nacional da PJ critica mesmo todos os magistrados que pertencem aos órgãos de justiça desportiva, dizendo que a lei que lhes permite o desempenho destas funções deveria ser modificada.

Estas criticas surgem duas semanas depois do início do debate instrutório do processo «Apito Dourado».

Ainda na edição deste sábado, o Expresso revela que foi aberto um processo de inquérito aos juízes desembargadores que constituem os órgãos jurisdicionais da LPFP e da Federação Portuguesa de Futebol, em Agosto, quando o Gil Vicente denunciou a corrupção entre os magistrados.