Abel vai estrear-se na selecção nacional, uma chamada que acontece depois da confirmação da lesão de Miguel que o afasta dos derradeiros encontros de Portugal para o apuramento para o Euro 2008. O médico da selecção diz que a lesão de Miguel leva pelo menos dez dias a recuperar.
O sportinguista Abel foi convocado pela primeira vez para a selecção nacional, depois de o lateral Miguel ter sido dispensado dos dois últimos encontros da equipa de apuramento para o Euro 2008, devido a lesão.
O médico da selecção portuguesa explicou que, após a realização de exames, se concluiu que a lesão do lateral do Valência, uma mialgia na zona anterior da coxa esquerda, situava-se na «zona recto-anterior».
Por isso, adiantou Henrique Jones, era «imprevisível a recuperação» de Miguel para o jogo com a Finlândia, o último que Portugal irá realizar para este apuramento, na quarta-feira, já que esta necessita de «dez dias e duas semanas» de recuperação.
O seleccionador de Portugal, Luiz Felipe Scolari, não podia já contar com o lateral Paulo Ferreira, uma alternativa a Miguel, que se lesionou ao serviço do Chelsea e que já tinha sido dispensado da selecção na terça-feira.
Relativamente à primeira sessão de treino para os jogos com a Arménia e a Finlândia, realizada em Óbidos, o médico da selecção explicou ainda que Bosingwa, Maniche e Makukula estiveram em «gestão de treino, porque tiveram complicações mais recentemente».
A equipa nacional volta a treinar esta quarta-feira à tarde pelas 16:00, num treino que já deverá ter a participação de Abel.
Portugal joga no sábado com a Arménia, em Leiria, finalizando a fase de qualificação na quarta-feira, quando receber a Finlândia, no Estádio do Dragão, no Porto.
A equipa orientada por Luiz Felipe Scolari, que ocupa o segundo lugar no Grupo A de apuramento, com 16 pontos, e precisa de quatro pontos nestes dois encontros para se qualificar para a fase final do Euro 2008, que se realiza na Áustria e na Suíça.