desporto

Portugal a um ponto do apuramento

A selecção portuguesa ficou, este sábado, a um ponto de garantir a presença no Euro2008 de futebol, depois de derrotar a Arménia por 1-0, em Leiria, com um golo de Hugo Almeida aos 42 minutos. A equipa das «quinas», ainda assim, esteve muito longe de fazer uma boa exibição, não se livrando mesmo dos assobios.

Portugal venceu hoje a Arménia por 1-0, em encontro do grupo A de apuramento para o Europeu de 2008 de futebol, disputado em Leiria.

Um golo de Hugo Almeida, aos 42 minutos, chegou para Portugal garantir o triunfo, bastando agora à equipa das «quinas» empatar quarta-feira na recepção à Finlândia, no último jogo de qualificação para o Europeu, no Estádio do Dragão, no Porto.

Não obstante o triunfo alcançado, Portugal criou muito poucas oportunidades e teve ainda mais escassos momentos que empolgassem, num jogo em que até foi bafejado pela sorte, quando, aos 34 minutos, o árbitro inglês Mike Riley negou uma grande penalidade aos arménios, após uma falta de Ricardo.

A Arménia só demorou 20 segundos a efectuar o primeiro remate, por Melkonyan, às malhas laterais, mas, logo aos três minutos, Simão, isolado por Hugo Almeida, atirou à barra.

O desejado golo cedo não chegou nesse lance, nem aos 12 minutos, quando, após um livre de Simão, sobre a esquerda, Cristiano Ronaldo, em excelente posição, cabeceou por cima da barra.

Apesar destas duas oportunidades, Portugal não mostrava grande inspiração, tendência que se acentuou nos minutos seguintes, com a Arménia a estar mesmo muito perto do golo aos 30, num "chapéu" falhado de Melkonyan, que, aos 34, foi derrubado na área por Ricardo.

O árbitro inglês Mike Riley não assinalou a grande penalidade, para felicidade de Portugal, que, sem o justificar, acabou por chegar à vantagem antes do intervalo: aos 42 minutos, Bosingwa cruzou da direita e, ao primeiro poste, Hugo Almeida "facturou" de cabeça.

A segunda parte não trouxe melhorias ao jogo luso e, após 15 minutos em que Portugal apenas conseguiu dois remates sem grande perigo, Flávio Teixeira trocou Quaresma por Manuel Fernandes, colocando a equipa em "4-3-3", com Simão na esquerda.

A exibição lusa continuou, porém, medíocre, conseguindo mesmo piorar, de nada valendo também as entradas de Makukula e Nani. O jogo arrastou-se até final e a equipa lusa não se livrou de ouvir assobios dos adeptos.

A Polónia já garantiu o apuramento, com 27 pontos, mais um que Portugal, que tem três de vantagem sobre a Finlândia e seis sobre a Sérvia, que apenas defronta domingo o Cazaquistão e que na última ronda defronta a equipa polaca.

Sob a arbitragem do inglês Mike Riley, as equipas apresentaram-se do seguinte modo perante uma assistência de 22 mil espectadores:

Portugal

Portugal: Ricardo, Bosingwa, Fernando Meira, Bruno Alves, Caneira, Miguel Veloso, Maniche, Cristiano Ronaldo, Simão (Nani, 77), Ricardo Quaresma (Manuel Fernandes, 60) e Hugo Almeida (Makukula, 68).

Suplentes: Quim, Pepe, Jorge Ribeiro, Manuel Fernandes, Nani, Nuno Gomes e Makukula.

Arménia

Arménia: Roman Berezovski, Sergis Hovsepyan, Robert Arzumanyan, Karen Dokhoyan, Aleksander Tadevosyan, Artur Voskanyan, Ararat Arakelyan, Levon Pchajyan, Romik Khachatryan (Hamlet Mkhitaryan, 59), Artavazd Karamyan (Agvan Mkrtchyan, 76) e Samvel Melkonyan (Edgar Manucharyan, 63).

Suplentes: Gevorg Kasparov, Hamlet Mkhitaryan, Karen Aleksanyan, Vahagn Minasyan, Agvan Mkrtchyan, Gevorg Ghazaryan e Edgar Manucharyan.

Acção disciplinar

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Levon Pchjyan (46+), Caneira (64), Robert Arzumanyan (69) e Bosingwa (79).