O afastamento da Inglaterra da fase final do Europeu de futebol de 2008 ditou o afastamento do seleccionador inglês, Steve McClaren. Entretanto, são já vários os nomes apontados para eventuais sucessores de McClaren, entre eles o de José Mourinho.
De acordo com a televisão britânica SkySports, a decisão foi tomada logo após a derrota (3-2), quarta-feira, diante da Croácia, em pleno Estádio do Wembley, em Londres, durante uma reunião de urgência do comité executivo da Federação Inglesa (FA), à qual Steve McClaren não assistiu.
«O contrato de Steve McClaren como seleccionador foi rescindido», revela a SkySports.
Logo após este anúncio, são já vários os nomes apontados para eventuais sucessores de McClaren no comando da selecção britânica, mas os do português José Mourinho, que se destacou ao serviço do Chelsea, e de Martin O´Neill, treinador do Aston Villa, são os que ganham mais força.
Depois de uma fase inicial em que tinha praticamente comprometido o apuramento para o Europeu, que vai ser organizado conjuntamente por Áustria e Suíça, a Inglaterra entrou na última jornada a necessitar de apenas um ponto, mas deixou-se surpreender pela Croácia, que já tinha garantido a presença na fase final.
A Inglaterra vai falhar assim a primeira grande competição internacional desde o Mundial de 1994, enquanto já não falhava um Europeu desde 1984.
Steve McClaren foi adjunto do sueco Sven Goran Eriksson na selecção inglesa, tendo ascendido ao comando técnico da equipa logo após o Mundial da Alemanha de 2006.