Portugal falhou este domingo o pódio do campeonato da Europa de futsal, ao perder com a vice-campeã Rússia, por 3-2, em Gondomar, no mesmo dia em que a Espanha revalidou o título de campeã europeia de futsal, ao vencer a Itália por 3-1.
Portugal marcou primeiro por Gonçalo, a Rússia virou o resultado com golos de Sirilo e Foukine, Leitão ainda empatou a quatro minutos do fim, mas Shayakhmetov sentenciou o jogo no mesmo minuto (3-2).
A Rússia, vice-campeã na edição de 2005, terminou assim a prova no terceiro lugar do pódio, no jogo que antecedeu a final.
No jogo derradeiro deste Europeu2007, a Espanha revalidou o título de campeã europeia de futsal, ao derrotar por 3-1 a Itália.
A campeã em título Espanha chegou à vantagem por Marcelo, aos nove minutos, com um cabeceamento ao segundo poste a um centro de Álvaro Fernandez, depois de uma série de «ameaças» para cada um dos lados.
O golo do empate rondou por várias vezes a baliza do guarda-redes Luis Tarodo no termo da primeira parte, mas, no início da segunda, foi a Espanha que conseguiu dilatar a vantagem por Daniel Ibañes, aos 22 minutos.
O guarda-redes Luis Tarodo negou o golo a Fabiano Assad, aos 25 minutos, e foi mais uma vez a Espanha que conseguiu marcar pela terceira vez pelo «capitão» Javier Rodriguez, aos 27 minutos, sentenciando praticamente o jogo.
A arriscar tudo, a Itália reduziu com um potente remate do seu guarda-redes Alexander Feller, aos 29 minutos, voltando a emoção a rondar a parte final do encontro.