desporto

Portugal fica em «grupo equilibrado», diz Scolari

Portugal evitou as equipas teoricamente mais difíceis, ficando incluído num grupo "equilibrado" no Europeu de futebol de 2008 com a anfitriã Suíça, Turquia e República Checa. O seleccionador português, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, recusa favoritismo.

Portugal evitou as equipas teoricamente mais difíceis. É no grupo "A" que fica a selecção nacional. República Checa, Suiça e Turquia vão ser os adversários da selecção nacional. Foi este o resultado do sorteio na cidade Suiça de Lucerna. Em entrevista ao TVI, Luís Filipe Scolari avisa que não há favoritos.

Scolari diz que é preciso respeito pelos adversários. «Caímos num grupo em que existe uma igualdade muito grande. Temos de nos preparar de forma correcta, encontrar as alternativas correctas para jogarmos e atingirmos os objectivos», salientou o seleccionador nacional.

Portugal vai ficar sedeado na Suiça, onde é grande a comunidade emigrante portuguesa. Scolari está à espera de obter um grande apoio dos emigrantes lusos, mas a privacidade do trabalho da selecção será sempre salvaguardada.

«Nós temos um público praticamente como teríamos em Portugal, até é possível que, no estádio, tenhamos o mesmo número de simpatizantes que as outras selecções. Vamos ter um apoio como no Euro2004», afirmou.

O primeiro encontro de Portugal será em Genebra, a 7 de Junho, frente à Turquia.

Defronta quatro dias depois a república checa, no mesmo local e fecha a participação no agrupamento a 15 de Junho, frente à Suíça, em Basileia.

No Grupo B ficam a Alemanha, Polónia, Áustria e Croácia. No Grupo C, França, Itália, Holanda e Roménia. No Grupo D vão jogar Espanha, Grécia, Rússia e Suécia.

A fase final do Euro2008, co-organizado por Áustria e Suíça, realiza-se entre 07 e 29 de Junho.