Um erro do guarda-redes Rui Patrício impediu, este domingo, o Sporting de vencer a União de Leiria (1-1), na 12ª jornada da Liga de futebol, e beneficiar em pleno da derrota (1-0) do Benfica com o FC Porto, no sábado.
O Sporting esteve a vencer o último classificado, com um golo de Izmailov, aos 52 minutos, mas uma má saída do jovem guarda-redes "leonino" a uma bola por alto, quando a equipa defendia com nove (Moutinho e Vukcevic estavam a ser assistidos), permitiu a Toñito restabelecer a igualdade a uma bola, aos 82 minutos.
Com o empate, o quinto da temporada, o Sporting não conseguiu melhor do que somar 20 pontos, ficando a cinco do Benfica e vendo o FC Porto já a distantes 12 pontos, a três rondas do fim da primeira volta.
A equipa de Paulo Bento pode ainda queixar-se de uma grande penalidade falhada por Anderson Polga, que poderia ter feito o 2-0, mas rematou muito denunciado permitindo a defesa do guardião Fernando.
O grande beneficiado da jornada é assim o bicampeão nacional, o FC Porto, que dilatou para sete pontos a diferença que o separa do Benfica e para 12 a vantagem sobre o Sporting, que ainda pode ser igualado pelo Marítimo (visita hoje o Sporting de Braga) e ultrapassado pele Vitória de Guimarães (recebe segunda-feira a Académica).
Outros jogos da jornada
À tarde, o Nacional venceu o Boavista por 2-0, com golos de José Vítor (56 minutos) e Lipatin (68), que deixaram os "axadrezados" no antepenúltimo posto da tabela.
O mesmo resultado permitiu ao Estrela da Amadora derrotar o Leixões, na Reboleira, onde Mateus foi o homem do jogo, ao "bisar" aos 52 e 59, enquanto a Naval recebeu e venceu o Paços de Ferreira por 2-1, numa partida em que Elivelton (65) e João Ribeiro foram os marcadores dos figueirenses e Renato Queirós (88) o do golo pacense.
O desafio Sporting - União de Leiria decorreu no estádio José Alvalade, perante cerca de 24 mil espectadores. O jogo foi arbitrado por Rui Costa, do Porto, e as equipas alinharam da seguinte maneira:
Sporting
Sporting: Rui Patrício, Abel, Anderson Polga, Tonel, Had, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 64), Romagnoli (Vukcevic, 64, Farnerud, 83), Liedson e Purovic.
Suplentes: Tiago, Gladstone, Adrien, Farnerud, Pereirinha, Vukcevic e Celsinho.
União de Leiria
União de Leiria: Fernando, Eder, Hugo Costa, Eder Bonfim, Laranjeiro, Tiago, Faria (Cadu, 46), Alhandra (Tonito, 72), Sougou, Maciel (João Paulo, 57) e Paulo César.
Suplentes: Rafael, Renato, Marco Soares, Patrick, Tonito, Cadu e João Paulo.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Abel (31), Paulo César (59) e Hugo Costa (70).