O Vitória de Guimarães isolou-se no terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, ao vencer hoje à noite no seu estádio D.Afonso Henriques a Académica, no que foi o encerramento da 12ª jornada da prova.
Os vimarenenses responderam bem à vantagem dos «estudantes» ao intervalo - golo de Pavlovic, aos 23 minutos - com os tentos de Ghilas, aos 51, e Miljan, aos 70, conquistando perante 12 mil espectadores o terceiro lugar na actual classificação geral.
A formação orientada por Manuel Cajuda ultrapassa assim o Sporting, que domingo não foi além de um empate com o «lanterna vermelha» União de Leiria (1-1), e reduz para três pontos o atraso para o segundo, que é o Benfica.
O FC Porto, sábado vencedor na Luz do «clássico» contra o Benfica, lidera com 32 pontos e é o próximo adversário dos minhotos, na próxima jornada (16 Dezembro), no Dragão.
Depois do Benfica (25 pontos), Guimarães (22) e Sporting (20) aparece o Vitória de Setúbal, que sexta-feira decepcionou ao empatar em casa com o Belenenses, 1-1.
O grande beneficiado da jornada é claramente o bicampeão nacional, o FC Porto, que dilatou para sete pontos a diferença que o separa do Benfica e para 12 a vantagem sobre o Sporting, principais rivais, mas o Guimarães também fica com nota muito positiva, regressando a um posto que pode dar a discussão do acesso à «Champions».
No final da classificação, a União de Leiria e «um pouco menos» última, com cinco pontos, e não viu fugir a Académica (8), última abaixo da «linha de água».
Ligeiramente mais acima, está o Paços de Ferreira (9), este fim-de-semana derrotada na Figueira da Foz pela Naval (15), por 2-1, e o Boavista (9), que regressou às derrotas na Madeira, perdendo por 2-0 ante o Nacional (13).
Na zona mais tranquila estão, de momento, Sporting de Braga (18) e Marítimo (17), que se defrontaram na jornada, com vantagem dos arsenalistas, por 2-1.
Seguem-se Belenenses (15), Naval (15), Estrela (13) - ganhou 2-0 ao Leixões - Nacional (13) e Leixões (11).
Além do jogo grande da 13ª jornada, no Dragão, destaque para a deslocação do Benfica ao Restelo, para defrontar o Belenenses.