O PP de Braga exige a demissão do Governador Civil. Os populares acusam Fernando Moniz de estar a utilizar o cargo para se candidatar à Câmara Municipal de Famalicão.
A Comissão Política Distrital de Braga do Partido Popular (CDS/PP), exigiu a demissão do Governador Civil. Os populares apontam o dedo a Fernando Moniz e acusam este de estar a usar o seu cargo para fazer campanha de candidatura à Câmara Municipal de Famalicão.
O presidente da Distrital de Braga, Nuno Melo (na foto), já adiantou que, se o Governador não se demitir, o PP vai pedir ao primeiro-ministro para o fazer. No caso desta última medida não resultar, os populares querem apresentar queixa na Comissão Nacional de Eleições.
Para além destas queixas, o PP quer entregar na Assembleia da República um requerimento dirigido a António Guterres e ao ministro da Administração Interna, Severiano Teixeira. Com isto, os populares pretendem travar a conduta do Governador Civil, que consideram ser «imprópria».
«Essa sua candidatura fez com que ele praticasse outros actos que violem aquelas que são as suas competências. Tenhamos nós a possibilidade de ver a agenda do Governador Civil desde que começou a exercer o seu mandato e verão que quase 80 por cento do tempo passa em Famalicão, nestas suas actividades políticas, em promoção da sua campanha ou da sua pré-campanha eleitoral», denunciou Nuno Melo.
O PP acusa Fernando Moniz de estar a violar o princípio da colaboração institucional com as autarquias e de destabilizar a gestão do concelho, ao pôr um anuncio no jornal de Famalicão com a sua candidatura, e ao criticar sistematicamente o trabalho do autarca socialista Agostinho Fernandes.