A luz verde da comissão médica à co-incineração e o comboio que ontem descarrilou na linha do Douro são dois dos destaques do dia. Luís Figo volta a ser notícia depois de ser considerado o segundo melhor jogador do ano.
O acidente de comboio na linha do Douro e a co-incineração são as duas principais notícias da primeira página do «Diário de Notícias» (DN) e do «Público».
O DN fala do parecer favorável da comissão médica quanto ao avanço do processo de co-incineração, pelo que esta deve prosseguir nas cimenteiras de Souselas e Outão, apesar das contestações de Manuel Alegre e do PSD.
Já o «Público» mostra uma comissão de médicos mais relutante, referindo que este parecer positivo depende de novos estudos sobre os riscos de saúde.
Quanto ao acidente ferroviário que ontem vitimou o maquinista do comboio, devido ao aluimento de pedras, ambos os jornais falam das operações de resgaste do corpo da vítima, que caíu nas águas do rio Douro.
O «Público» sublinha ainda o facto do Sindicato dos Ferroviários do Norte responsabilizarem a Refer pelo sucedido na Estação de Ermida, em Baião.
Para além do descarrilamento do comboio, na primeira página do «Jornal de Notícias» (JN) estão em destaque os gestores hospitalares que alegadamente recebem ordenados a mais.
O JN mostra-nos ainda um Pai Natal mais político do que o habitual. É que Isaltino Morais vestiu a farda vermelha, pôs as barbas brancas e andou a distribuir presentes pelas crianças de Oeiras.
O «Diário Económico» sublinha o facto das telecomunicações estarem a «puxar» as bolsas, referindo ainda que Portugal vai perder peso nos novos índices da Morgan Stanley.
O desentendimento entre a CGTP e o Governo quanto à reforma salarial e a divergência entre os relatórios socialistas e social-democratas no inquérito parlamentar à Galp, são outras das notícias principais de hoje.
No dia em que vai sair mais um residente da casa do «Big Brother», o «24 Horas» reservou a primeira página para o concorrente Mário e para o desejo dos pais em tê-lo de volta.
Este diário dá também alguma atenção ao parecer da comissão médica sobre a co-incineração e aos prémios de futebol, ontem atribuídos a Luís Figo e Eusébio, segundo melhor jogador do ano e terceiro melhor do século, respectivamente.
Mas se estes prémios merecem algum destaque na imprensa generalista, a homenagem a Figo é feita em grande escala nos jornais desportivos.
«A Bola» diz que «para nós és o melhor», referindo-se a Figo como o «vice-rei do mundo».
A inevitabilidade da operação de Sá Pinto e a vitória do FCPorto sobre o Beira-Mar por duas bolas a zero são outros dos destaques deste jornal.
No «Record» aparece «D. Figo II» que, segundo este diário, foi o jogador que recebeu mais nomeações entre os 150 seleccionadores, apesar do número 1 ter sido atribuído ao francês Zidane.
Este jornal também não esquece o lugar do Benfica (consagrado como o 12º clube da história), e de Eusébio (que conquistou o lugar de terceiro melhor jogador do século), sendo que Pelé e Maradona foram considerados os melhores de sempre.
«O Jogo» destaca a lesão de Sá Pinto e a operação a que irá ser sujeito e que poderá comprometer o resto da época. Figo e Eusébio também estão na linha da frente das notícias deste jornal.