portugal

Fernando Gomes rejeita cargo na OCDE

Fernando Gomes não vai ser o embaixador de Portugal na OCDE. A notícia, avançada pela TSF, foi confirmada pelo primeiro-ministro, que neste momento é interpelado pelos deputados da oposição sobre a Fundação para Prevenção e Segurança.

Fernando Gomes não vai aceitar o cargo de embaixador de Portugal na OCDE, adiantou a TSF. A informação viria a ser confirmada pelo próprio primeiro-ministro, que neste momento está a ser interpelado pela oposição na Assembleia da República sobre o caso da Fundação para Prevenção e Segurança.

Em declarações citadas na Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, afirmou, no final de uma reunião ministerial da NATO, que «o lugar (de embaixador na OCDE) será obviamente objecto de nova indicação. Será preenchido por um diplomata português e o anuncio dessa nomeação será feito amanhã (sexta-feira)».

Na intervenção inicial no Parlamento., Guterres insitiu estar certo que quer Armando vara quer Luís Patrão agiram de boa fé e tendo em conta os interesses do país, remetendo uma decisão futura para investigações independentes sobre a atribuição de subsídios à Fundação.

Neste momento, os partidos da oposição estão a interrogar o primeiro-ministro sobre a legalidade da Fundação criada por Armando vara e Luís Patrão na época em Fernando Gomes era ministro da Administração Interna.

Recorde-se que ontem Gomes afirmou que Guterres tinha conhecimento da criação da Fundação, levando a reacções de indignação por parte de toda a oposição e no seio do próprio Partido Socialista.

Redação