Garcia Pereira e Pedro Cruz Braga foram os dois últimos candidatos à Presidência da República a entregar as assinaturas necessárias. O prazo para apresentação de candidaturas terminou esta tarde.
Agora mais ninguém pode concorrer. O prazo de candidaturas às eleições presidenciais de 14 de Janeiro terminou hoje.
Os dois últimos processos que deram entrada no Tribunal Constitucional foram os de Garcia Pereira e de Pedro Cruz Braga.
Garcia Pereira é apoiado pelo PCTP-MRPP. Pedro Braga apresenta-se como «candidato humanista», apoiado pelo partido com o mesmo nome.
Ambos reconhecem que Jorge Sampaio é o favorito. «Está reeleito», afirma Pereira, enquanto Braga reconhece: «é muito difícil eu ganhar».
As duas candidaturas visam lançar ideias e propostas para a discussão pública. O candidato do PCTP quer «uma discussão séria e aprofundada» dos problemas dos portugueses.
Na mesma linha está o discurso de Pedro Braga Processo que pretende «fazer passar a sensibilidade humanista do partido». Uma sensibilidade que afirma ser crescente na sociedade portuguesa.
Urgência nos boletins
O sorteio que determina a ordem de aparecimento dos candidatos nos boletins de voto é feito amanhã às 10:00.
A sorte é tirada mesmo antes de se confirmar se todas as candidaturas cumprem os requisitos exigidos.
A urgência é justificada com a necessidade de imprimir os boletins de voto, de modo a que cheguem a tempo e horas aos países com imigrantes.
É que pela primeira vez, os portugueses no estrangeiro vão poder participar na eleição do Presidente da República.