portugal

Mais dois candidatos oficiais

Garcia Pereira e Pedro Cruz Braga foram os dois últimos candidatos à Presidência da República a entregar as assinaturas necessárias. O prazo para apresentação de candidaturas terminou esta tarde.

Agora mais ninguém pode concorrer. O prazo de candidaturas às eleições presidenciais de 14 de Janeiro terminou hoje.

Os dois últimos processos que deram entrada no Tribunal Constitucional foram os de Garcia Pereira e de Pedro Cruz Braga.

Garcia Pereira é apoiado pelo PCTP-MRPP. Pedro Braga apresenta-se como «candidato humanista», apoiado pelo partido com o mesmo nome.

Ambos reconhecem que Jorge Sampaio é o favorito. «Está reeleito», afirma Pereira, enquanto Braga reconhece: «é muito difícil eu ganhar».

As duas candidaturas visam lançar ideias e propostas para a discussão pública. O candidato do PCTP quer «uma discussão séria e aprofundada» dos problemas dos portugueses.

Na mesma linha está o discurso de Pedro Braga Processo que pretende «fazer passar a sensibilidade humanista do partido». Uma sensibilidade que afirma ser crescente na sociedade portuguesa.

Urgência nos boletins

O sorteio que determina a ordem de aparecimento dos candidatos nos boletins de voto é feito amanhã às 10:00.

A sorte é tirada mesmo antes de se confirmar se todas as candidaturas cumprem os requisitos exigidos.

A urgência é justificada com a necessidade de imprimir os boletins de voto, de modo a que cheguem a tempo e horas aos países com imigrantes.

É que pela primeira vez, os portugueses no estrangeiro vão poder participar na eleição do Presidente da República.

Redação