portugal

José Lello e Rui Pereira são os novos nomes do Executivo (actual.)

José Lello é o novo Ministro do Desporto e Juventude, Rui Pereira é o novo secretário de Estado da Administração Interna. Sete horas depois das demissões de Armando Vara e Luís Patrão, Guterres nomeou os seus sucessores.

É oficial. José Lello e Rui Pereira são os nomes escolhidos por António Guterres para suceder a Armando Vara e Luís Patrão como Ministro da Juventude e Desporto e secretário de Estado da Administração Interna, respectivamente.

José Lello estava com o governo socialista desde 1995, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, como secretário de Estado das Comunidades. Rui Pereira era o director dos Serviços de Informação e Segurança (SIS).

Em declarações à TSF, José Lello disse que encara todos os desafios com o mesmo empenhamento com que se entregou às Comunidades Portuguesas.

Quanto ao «Dossier Euro 2004», José Lello que se considera «um homem do futebol», disse que tem sido um «observador atento» mas que não conhece os detalhes. Tem «uma perspectiva global mas «a breve trecho» conta envolver-se para «dar conta do recado».

José Lello, que é presidente do Conselho Fiscal do Boavista, disse em directo na TSF que vai pedir a suspensão destas funções por achar que existem incompatibilidades entre os dois cargos.

Valentim Loureiro, presidente da Liga, manifestou-se na antena da TSF satisfeito com a rápida nomeação do sucessor do Ministro da Juventude e do Desporto e mostrou-se convicto que José Lello «vai desempenhar bem, de forma empenhada, o cargo».

Valentim Loureiro frisou a sua satisfação com a «rapidez com que o Dr. Armando Vara foi substituído», lembrando que «estão em andamento muitas coisas no Desporto».

O novo secretário de Estado da Administração Interna, Rui Pereira, só faz declarações depois de assumir o cargo. A tomada de posse está marcada para segunda-feira às 9:15, no Palácio de Belém.

Não foram anunciados os substitutos de José Lello na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas nem de Rui Pereira na direcção do SIS. José Lello mantém como secretário de Estado da Juventude Miguel Fontes.

Redação