O Presidente da República visitou hoje a Fundação Mário Soares e enalteceu o seu papel na preservação e salvaguarda de «patrimónios fundamentais» da história portuguesa recente. A visita foi guiada pelo próprio ex-PR.
Jorge Sampaio visitou hoje, na qualidade de Presidente da República, a Fundação Mário Soares (edifício na foto), realçando, no final, a importância do seu papel na preseravção e salvaguarda de «patrimónios fundamentais» da história recente de Portugal e dos países lusófonos.
«É um serviço público que está a ser prestado», disse Sampaio, que quis deixar um «testemunho de ajuda, simpatia e encorajamento» para a concretização dos objectivos da Fundação:
Durante a visita, Mário Soares deu conta ao Chefe de Estado dos trabalhos de recuperação e divulgação da obra do escritor e resistente Manuel Mendes, que a Fundação, de resto, vai homenagear em breve.
A sua obra foi condensada num CD-Rom, que contém mais de 400 cartas originais de Manuel Mendes.
Soares teve ainda oportunidade de mostrar a Sampaio os resultados do projecto de recuperação do espólio de Amílcar cabral.
De acordo com o ex-Presidente da República a actual eurodeputado, a Fundação possui toda a documentação da Maçonaria portuguesa entre 1908 e 1034, o que ajuda a explicar o advento da República e os conflitos político que se viveram em Portugal nas décadas seguintes.
Mário Soares aproveitou a ocasião para manifestar o seu aopio ao candidato Jorge Sampaio.