portugal

Só quatro candidatos estão legais

Dos nove candidatos presidenciais apenas quatro reúnem as condições exigidas por lei. O Tribunal Constitucional já analisou os processos e considera que dos cinco «rejeitados», dois estão bem colocados para ainda entrar na «corrida».

Jorge Sampaio, Ferreira do Amaral, António Abreu e Fernando Rosas são os quatro candidatos cujos processos cumprem as condições exigidas por lei. O Tribunal Constitucional (TC) já analisou os nove processos e considera que dois dos quatro candidatos que estão, para já, de fora da «corrida» presidencial, estão bem colocados para apresentar os requisitos que faltam.

São faltas «passíveis de serem resolvidas» dentro do prazo, disse um porta-voz do TC. São dificuldades que se relacionam com documentos em falta, certificados e assinaturas insuficientes. Os mandatários das candidaturas estão a ser ouvidos pelo TC e até ao final de quarta-feira os processos têm que estar regularizados. Os boletins de voto começam a ser impressos na quinta-feira.

A ordem dos nomes a constar nos boletins de voto, sorteada sábado, prevê em primeiro lugar o nome de Garcia Pereira, em segundo Joaquim Ferreira do Amaral, apoiado pelo PSD, em terceiro, Pedro Maria da Cruz Braga, depois Maria Teresa Lemos Lameiro e Josué Gonçalves Pedro.

O candidato do Bloco de Esquerda aparece em sexto lugar, em sétimo António Abreu, do PCP, seguido de Jorge Sampaio, apoiado pelo PS, e finalmente Manuel João Vieira.

Inicialmente estava previsto os boletins seriam impressos com os nomes de todos os candidatos, mesmo que alguns fossem chumbados, situação decorrente da necessidade de enviar a tempo os boletins aos consulados portugueses no estrangeiro, para os emigrantes poderem votar, o que acontece pela primeira vez em presidenciais.

Entretanto, o Ministério da Administração Interna decidiu que os boletins serão impressos só após a confirmação das candidaturas pelo TC. Neste caso, não aparecem os nomes dos candidatos «eliminados» e mantém-se a ordem sorteada no sábado.

Redação