portugal

CDU quer investigar fundações criadas por Gomes

A CDU do Porto exige investigação às fundações criadas por Fernando Gomes quando era presidente da autarquia. As dúvidas lançadas pelos comunistas são idênticas às que o ex-ministro suscitou no que respeita à Fundação para a Prevenção e Segurança.

A CDU Porto põe em causa as seis fundações criadas por Fernando Gomes no tempo em que era presidente da autarquia daquela cidade.

Os comunistas do norte alegam ter dúvidas semelhantes às que foram invocadas pelo ex-ministro relativamente à Fundação para a Prevenção e Segurança.

Por isso querem ver esses organismos passados a pente fino através de auditorias. A CDU Porto chama a atenção para o facto destas fundações nunca terem sido alvo do controlo do Tribunal de Contas nem dos órgãos autárquicos que as financiaram.

O vereador comunista Rui Sá entendeu que o momento é oportuno para pedir ao Executivo PS uma auditoria às fundações criadas pelo antigo ministro que manifestou «profundas reservas» a propósito da FPS.

«É de toda a legitimidade e oportunidade que a CDU proponha que as fundações e associações criadas pela Câmara Municipal do Porto sejam sujeitas a um processo de auditoria que permita clarificar a forma como tem vindo a desenvolver a sua actividade e a utilizar os dinheiros públicos», acrescentou Rui Sá.

Este comunista vai amanhã colocar o assunto no período antes da ordem do dia da reunião da Câmara do Porto, mas já esta noite vai ser levantado o assunto na Assembleia Municipal.

Redação