portugal

Castro Caldas promete apoio a tropas jugoslavas

Em visita às tropas portuguesas sitiadas em Belgrado, o ministro de Defesa prometeu apoio à formação do exército jugoslavo. A afirmação surpreende, já que Portugal participou nos bombardeamentos da NATO.

Em visita às tropas portuguesas em Belgrado, o ministro da Defesa, Castro Caldas, prometeu apoiar a formação do exércitos jugoslavo. A afirmação foi feita depois do ministro ter sido recebido pelo novo governo jugoslavo, de uma forma que surpreendeu o próprio ministro.

Depois de se encontrar com o governo de Kostunica, Castro Caldas justificou este apoio dizendo que «Portugal pode desempenhar um grande apoio ao governo geral da Jugoslávia nas três formações absolutamente essenciais do exército jugoslavo. Não é por acaso que se podem encontrar semelhanças nos processos de democratização e as forças armadas portuguesas têm experiência nesses processos e pode haver uma colaboração».

Depois destes encontros o ministro parte para o Kosovo e Portugal já anunciou a diminuição do número de tropas nesta província, facto já lamentado pelo governo jugoslavo.

Castro Caldas alertou ainda para o cuidado que as tropas portuguesas têm que ter nas respostas às provocações sérvias, já que ainda no dia de ontem houve tropas belgas que mataram dois sérvios.

Em vésperas de eleições, Kostunica afirma que os autores destes ataques são os radicais sérvios, ao que se devem os avisos de Castro Caldas às tropas portuguesas.

O ministro da Defesa português, apesar de ser membro da NATO ouviu ainda elogios ao trabalho realizado pelas tropas nacionais no Kosovo.

Redação