portugal

Alunos de enfermagem protestam hoje

Os estudantes de enfermagem estão hoje em protesto, frente à Assembleia da República, contra o novo decreto-lei que altera o funcionamento actual das escolas de enfermagem públicas.

Pedro Frias da Federação Nacional das Associações de Estudantes de Enfermagem quer parar o processo para que a mudança seja melhor.

Segundo Pedro Frias haverão a partir de agora «quatro tipos de escolas de enfermagem: as integradas em institutos politécnicos já existentes, outras que vão ser criadas com o politécnico de saúde juntamente com Escolas Superiores de tecnologias da saúde, depois haverá um caso único no país que integrará uma universidade e ainda existem as outras sob a forma de politécnicos não integrados que dará azo a desigualdade e discriminação por parte dos estudantes do mesmo curso em instituições diferentes.

A solução para o elemento da federação parte de «uma discussão séria de integração das escolas de enfermagem por parte do governo com todos os parceiros sociais que englobam este processo e a partir dessa discussão fundamentada partir-se para um novo decreto-lei.

Os estudantes de enfermagem vão estar a partir de hoje frente à Assembleia da República recolhendo assinaturas para uma petição dirigida a Almeida Santos.

Redação