portugal

PSD preocupado com soldados portugueses

O PSD quer saber se os soldados portugueses no Kosovo correm risco de contaminação nuclear e exige explicações do ministro da Defesa. Conhecer os relatórios oficias sobre o assunto são algumas das exigências democratas.

O PSD quer saber se os soldados portugueses no Kosovo correm ou não o risco de contaminação nuclear e exige explicações do ministro da Defesa, Júlio Castro Caldas, no parlamento.

Os soldados portugueses no Kosovo estão colocados numa região que foi bombardeada, pela NATO, com mais de 31 mil munições radioactivas (de urânio empobrecido) no ano passado.

Ontem o ministro Castro Caldas garantiu que não há qualquer perigo para os militares portugueses no Kosovo. Mesmo assim o PSD exige mais esclarecimentos e pretende «conhecer os relatórios da ONU e da NATO» sobre o assunto.

«Quero saber se a situação é grave, se representa perigo acrescido para os soldados portugueses, se houve outros exércitos que já tomaram medidas preventivas em relação ao que está acontecer e, por fim, o que é o ministro pensa fazer para evitar problemas com os militares portugueses», explicou o deputado do PSD, Carlos Encarnação, à TSF.

Para Carlos Encarnação não foi dada ainda uma resposta clara às dúvidas se os soldados portugueses correm ou não o risco de contaminação radioactiva. O PCP também se revelou preocupado com a situação.

Redação