portugal

Cimeira de Nice volta atrás

A presidência francesa quer encerrar o conflito criado com o texto de Nice, pelo que apresenta agora um documento alternativo. As alterações feitas pelo ministro Pina Moura à poupança-habitação são outro dos destaques do dia.

O «Diário de Notícias» (DN) destaca a nova proposta de compromisso sobre o Tratado de Nice, apresentada pela presidência francesa, de forma a atenuar as contestações.

Este jornal faz ainda o ponto da situação do PS, dizendo estar em «guerra aberta», num momento em que os deputados socialistas preparam um documento de reflexão.

O «Público» revela que o Governo vai arrasar com a poupança-habitação, já que os depósitos só contarão para retorno do IRS se estiverem congelados um ano.

O Corpo de Intervenção da GNR também está aqui em destaque, na medida em que a sua presença na manifestação dos mineiros «agudizou» o conflito na Somincor.

Em declarações ao «Jornal de Notícias» (JN), Pedro Bacelar Vasconcelos diz que «Timor provou que a ONU precisa de mudar» e faz algumas considerações sobre a situação actual do território timorense.

O JN revela ainda que a Praça da Figueira, em Lisboa vai ser revestida de azulejos azuis e brancos.

O «Euronotícias» aponta o dedo à TAP e ao ministro Jorge Coelho, já que a companhia escondeu os aumentos salariais aos quadros superiores, facto do qual Jorge Coelho tinha conhecimento.

Este jornal chama ainda a atenção para um alegado subsídio ilegal que Armando Vara terá recebido para a sua casa.

A economia norte-americana é uma das notícias principais do «Diário Económico», que está com o crescimento mais baixo desde 1996, sob a ameaça de uma aterragem brusca.

O crime satânico volta a estar em destaque no «24 Horas», agora que o julgamento foi adiado para Fevereiro.

A tolerância de ponto a seguir ao Natal e Ano Novo é outra das chamadas de primeira página.

O presidente do Sporting, Dias da Cunha, é o homem do dia dos jornais desportivos, ao acusar a arbitragem e ao solicitar ao Governo a criação de uma Alta Autoridade para o Desporto. Dias da Cunha, garante ainda que, se o sistema não estivesse «distraído», o Sporting não teria ganho o campeonato.

Outros dos assuntos abordados é o adiamento do jogo de ontem entre o Louletano e o Benfica, devido a um temporal que chegou a provocar um apagão.

«O Jogo» chama também a atenção para o facto do Futebol Clube do Porto ser o campeão de natal, pela sétima vez consecutiva.

A pausa na carreira de Paulo Sousa é tema de primeira página d'«A Bola», no momento em que o jogador irá interromper a sua actividade por tempo indeterminado.

O «Record» revela que Dani confirmou a conversa com o Atlético de Madrid e que acredita existirem muitas hipóteses de poder jogar nesse clube.

Redação