Manuel Alegre está indignado com o momento que se vive no Partidos Socialista (PS). As críticas de alguns dirigentes do partido a Manuel Maria Carrilho são consideradas por Alegre como uma forma de «estalinismo sem limites».
Acrescentou que «isto não vai passar no PS porque pessoas que ajudaram a fazer este partido como um partido de liberdade, diversidade e pluralismo, não o vão permitir. Estou convencido que António Guterres estará do lado da liberdade, do pluralismo e da história da tradição do PS. Estou convencido, mas de qualquer maneira, isso não irá passar porque seria uma fractura irremediável no partido, não tenham dúvidas sobre isso».
Manuel diz que há quem queira impor regras no PS que «nem os mais ortodoxos conseguiram aplicar no PCP». O político de Coimbra considera um absurdo que os militantes socialistas que queiram apresentar moções para discussão no Congresso tenham que se assumir como alternativa ao actual secretário-geral, António Guterres.
«Acho que não é aceitável e não acredito que António Guterres aceite que alguns tentem fazer dentro do PS aquilo que nem os chamados ortodoxos PCP conseguiram fazer dentro do partido, ou então colocam-nos numa situação semelhante à do Estado Novo, em que nós sabíamos que não ganhávamos as eleições, que iam ser previamente manipuladas e roubadas. Não nos coloquem nessa situação», continuou.
Manuel Alegre, sem se referir aos nomes de Edite Estrela ou José Junqueiro considera, no entanto, que aquilo que se ouviu foi lamentável. Adianta que «é inadmissível algumas afirmações que foram feitas, sobrescritas, em que Manuel Maria Carrilho, a bem ou mal, concorde-se ou discorde-se, exprime livremente a sua opinião, acho isso inaceitável, isso é uma forma de estalinismo que nada tem que ver com o PS».
Remata dizendo que «essas coisas que algumas pessoas, muito poucas, têm o despudor de dizerem que agora que o António Guterres está dependente do aparelho»..«..um líder político não pode estar dependente de quem quer que seja. Isso é um despudor, mas não vai passar no PS».