O candidato às presidenciais apoiado pelo Bloco de Esquerda, Fernando Rosas defende a criação de um Ministério das Cidades que deveria cuidar das zonas pobres e dos bairros sociais.
O candidato presidencial apoiado pelo Bloco de Esquerda, Fernando Rosas, defendeu hoje a criação de um Ministério das Cidades, durante uma visita a bairros degradados no concelho de Loures. Este ministério teria como objectivo cuidar de zonas pobres e bairros sociais, assim como da imigração, transportes e habitação.
«É urgente a criação de um Ministério das Cidades que cuide das zonas pobres nas valências da educação, imigração e legislação sobre imigração, transportes e habitação e que permita a recuperação destes bairros sociais», afirmou Fernando Rosas.
Considerando que a Apelação e a Quinta do Mocho são «uma espécie de bolha segregada na rede urbana», Rosas destacou a exclusão em que vivem os seus moradores, de maioria cigana, e defendeu o seu realojamento.
«Estamos a falar de dignidade, que é uma grande preocupação da minha candidatura», disse o candidato presidencial, ao que acrescentou que a sua visita se destinou a «dar voz aos mais fracos. Ao contrário de outros candidatos, não me incomodo com as lamúrias ou queixas. Dar a voz a quem dela precisa é o verdadeiro papel da esquerda, de uma esquerda nova», afirmou.
Curiosamente a criação de um Ministério das Cidades foi também preconizada pelo antigo líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, e chegou a ser incluída no programa eleitoral com que o actual presidente social-democrata, Durão Barroso, se apresentou às eleições legislativas de 1999.