portugal

Rosas quer seringas nas Prisões

O candidato presidencial Fernando Rosas defendeu hoje a necessidade de introdução urgente de seringas nas cadeias. Rosas alega que Portugal tem as prisões mais letais em toda a Europa.

Fernando Rosas defendeu hoje a necessidade de se introduzir urgentemente seringas nas cadeias portuguesas e refere que Portugal tem as prisões onde se morre mais em toda a Europa.

Além da distribuição de seringas, Fernando Rosas recuperou outra bandeira do Bloco de Esquerda da luta contra a toxicodependência, e manifestou o seu apoio à existência de «salas de chuto» nas prisões.

«As prisões portuguesas são as mais letais de toda a Europa, superando inclusivamente as da própria Rússia», afirmou o candidato, ao que acrescentou que os elevados índices de mortalidade nas cadeias portuguesas se encontram associados, em 70 por cento dos casos, à sida.

Perante dados que considerou como «trágicos», Fernando Rosas disse ser absolutamente favorável ao «consumo de droga assistido» e «à distribuição gratuita de seringas» entre os reclusos toxicodependentes.

«Já hoje entram seringas nas prisões, só que cada seringa é utilizada por 50 pessoas», acrescentou ainda o candidato.

Fernando Rosas manifestou-se chocado com a elevada quantidade de reclusos em situação de prisão preventiva, na sua maioria jovens que cometeram delitos de pequena ou média gravidade e que partilham os mesmos espaços que criminosos ligados a redes mafiosas internacionais e ao grande tráfico de droga.

Frente a estes dados, o candidato presidencial apoiado pelo Bloco de Esquerda queixou-se da «jurisprudência maximalista em termos penais que ainda existe em Portugal», e defendeu também a revisão da lei das prisões, que classificou como «antiquada e com traços de desumanidade».

As declarações do candidato à Presidência da República apoiado pelo Bloco de Esquerda foram proferidas após uma vista ao Estabelecimento Prisional de Caxias, na qual se encontrava acompanhado por Francisco Louçã e por Saldanha Sanches.

Redação