A concelhia de Gaia do PSD apoia a recandidatura de Luís Filipe Menezes para um novo mandato à frente da autarquia local, mas vai exigir hoje do autarca uma clarificação em definitivo quanto à sua disponibilidade.
A concelhia de Gaia do PSD apoia a eventual recandidatura de Luís Filipe Menezes mas para tal, o autarca deve tornar clara a sua disponibilidade, uma vez que, é apontado como candidato à Câmara do Porto.
O líder da secção de Gaia, Cancela de Moura, deverá aproveitar a conferência de imprensa convocada para hoje para anunciar a «deliberação já tomada e assumida» em relação ao candidato pretendido, para assim, exigir a Menezes um compromisso maior do que aquele que o autarca social-democrata tem assumido até agora.
Apesar de Luís Filipe Menezes ter já afirmado repetidamente que não será candidato à Câmara do Porto, essa hipótese continua a ser alimentada junto da comunicação social.
Por outro lado, o autarca de Gaia chegou a sugerir, em determinados momentos, a possibilidade de não avançar para qualquer autarquia e enveredar por uma colaboração com um projecto privado europeu que nunca chegou a explicitar.
Cancela de Moura foi eleito líder da concelhia de Gaia do PSD contra a vontade de Menezes, que apoiou publicamente o seu adversário, Guilherme Aguiar, numa campanha em que chegou a pôr em causa a sua disponibilidade para uma recandidatura caso o seu candidato perdesse.
Apesar dessa divergência, Cancela de Moura sempre afirmou que o candidato natural do PSD à Câmara de Gaia seria Luís Filipe Menezes, pelo que deverá anunciar hoje o apoio formal da concelhia ao autarca.
Mas dificilmente será um apoio sem condições, já que Cancela de Moura deverá querer uma resposta rápida de Menezes a este desafio e uma definição clara sobre se avança ou não para uma recandidatura.