Sociedade

Presidente da Câmara de Almeida apela à ajuda do Presidente da República

Miguel Pereira da Silva/Lusa

Presidente da Câmara vai ser recebido no dia 16 de maio. Esta segunda-feira decorreu mais um protesto junto das instalações da Caixa geral de Depósitos em Vilar Formoso.

O presidente da Câmara de Almeida, António Baptista Ribeiro, espera poder contar com a ajuda de Marcelo Rebelo de Sousa para recuperar o balcão da Caixa Geral de Depósitos para a sede do concelho.

A agência do banco público foi fechada em Almeida e o balcão mais próximo fica em Vilar Formoso onde dezenas de populares voltaram a manifestar-se esta segunda-feira.

Disposto a prosseguir esta luta, o autarca de Almeida anunciou que vai ser recebido no próximo dia 16 de maio pelo Presidente da República.

O Presidente da República já admitiu entretanto que não vai ser ele a resolver o problema. Apenas aceitou ouvir os argumentos do autarca de Almeida.

De acordo com António Baptista Ribeiro, a concentração desta tarde "decorreu de uma forma ordeira" e que vão seguir-se "novas formas de luta", sem especificar. "Não vamos desistir. Vai haver outras formas de luta e de intervenção que, a seu tempo, vão ser divulgadas", prometeu.

O autarca lamentou a forma como o seu concelho está a ser tratado pela administração da CGD: "Em Almeida temos duas máquinas e aqui [em Vilar Formoso] também, porque a agência está encerrada".

"Hoje, Almeida está privada na totalidade de serviços da CGD. A agência de Vilar Formoso encerrou pelas 13:00. É a forma como os munícipes e as instituições do concelho de Almeida estão a ser tratados", acrescentou.

Um novo protesto está marcado para o dia 17 de maio.