O ministro dos Assuntos Parlamentares diz que o Governo está disposto a voltar ao Parlamento, em Janeiro, para debater o Plano de Estabilidade e de Crescimento de modo a que este seja viabilizado pelo Partido Socialista.
Esta quinta-feira, o Governo mostrou-se disponível para voltar a debater o Plano de Estabilidade e de Crescimento (PEC), em Janeiro de 2003, de modo a tentar obter a viabilização da oposição socialista.
Esta disponibilidade foi anunciada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes, durante o debate mensal com o primeiro-ministro, e depois do líder parlamentar do PS, António Costa, ter lançado o repto de que o PEC deveria ser entregue em Bruxelas com o apoio dos socialistas.
«O Governo tem toda a abertura para a realização do debate no início de Janeiro para aprofundar o tema», disse Marques Mendes.
O primeiro-ministro considera que Ferro Rodrigues perdeu neste debate «a oportunidade de deixar a sua ideia para o futuro, isto é, o que quer para os próximos quatro anos», e voltou a apelar a um esforço de compromisso entre a maioria e o maior partido da oposição acerca do PEC.
«Seria positivo que pudéssemos dizer em Bruxelas que o programa tem o apoio da maioria, mas também do maior partido da oposição», afirmou Durão Barroso.
O líder parlamentar do CDS/PP, Telmo Correia, também se impôs contra os socialistas, criticando Ferro Rodrigues por não ter dado uma palavra de responsabilidade aos milhares de portugueses que quiseram ir trabalhar e não puderam no dia da greve convocada pela CGTP.