portugal

Açores e Madeira vão hoje às urnas

Os mais de 400 mil eleitores das regiões autónomas dos Açores e da Madeira vão hoje a votos para eleger os deputados para as Assembleias Legislativas, das quais emanarão os respectivos governos regionais.

Na Madeira, os 226.133 eleitores recenseados, que escolhem 68 deputados, terão que enfrentar mau tempo previsto para hoje, com chuva, vento e trovoada a partir da tarde.

PSD-M, PS-M, CDS/PP-M, PCP-M e pela primeira vez o Bloco de Esquerda, em consequência da integração da UDP neste partido, são as forças políticas que disputam as Legislativas Regionais da Madeira, onde Alberto João Jardim, líder do PSD/M está há 28 anos no poder (desde 1976) e se candidata pela oitava vez.

Nos Açores, os 187.765 recenseados vão escolher os 52 deputados à Assembleia Regional, onde nos últimos quatro anos o PS esteve em maioria.

Além do PS, da coligação PSD/CDS-PP, da CDU e do Bloco de Esquerda, disputam estas eleições o Movimento do Partido da Terra, o Partido Popular Monárquico e o Partido Democrático do Atlântico.

Açores: maior abstenção do país

Para hoje, prevê-se tempo instável nas nove ilhas açorianas, onde poderão ocorrer aguaceiros, principalmente durante a madrugada e manhã.

Num arquipélago em que a taxa de abstenção é das mais elevadas do país (47 por cento nas últimas regionais), o estado do tempo representa um dos factores influentes na afluência às urnas.

As urnas abrem às 08:00 e fecham às 19:00, nas duas regiões, sendo que nos Açores há uma diferença horária de menos uma hora em relação à Madeira e ao continente.

Redação