Nos Açores espera-se um grande equilíbrio entre o actual presidente do governo, o socialista Carlos César, e Vítor Cruz, da coligação PSD/PP. Os dois candidatos manifestaram esperança de que a abstenção fique abaixo dos 47 por cento.
Com poucas palavras, o presidente do Governo açoriano, Carlos César, declarou-se «muito confiante» nos resultados das regionais de hoje, depois de votar às 11:30 (12:30 em Lisboa) numa assembleia eleitoral da Fajã de Baixo, ilha de S. Miguel.
Nas últimas eleições, a abstenção nos açores rondou os 47 por cento. Carlos César espera que desta vez a afluência as urnas seja mais participada: «espero que a abstenção seja menor do que nas últimas eleições».
Com cartão de eleitor número 4.359, Carlos César votou acompanhado da mulher, Luísa, e do filho Francisco.
Embora também na sede da Junta de Freguesia da sua localidade de residência, a mulher do presidente do Governo açoriano votou numa outra mesa eleitoral.
A família do presidente do Governo Regional chegou ao principal largo da Fajã de Baixo, onde se localiza a Junta de Freguesia e a Igreja Paroquial, na sua viatura privada, dirigido por Calos César.
Victor Cruz pede a todos os açorianos para que votem
O candidato da coligação PSD/CDS-PP, Victor Cruz, também apelou a todos os açorianos para que «não deixem de cumprir o seu dever de votar», considerando o dia como decisivo para todo o povo do arquipélago.
Victor Cruz, acompanhado da mulher, Ana Carolina, votou às 11:30 (12:30 em Lisboa) no edifício da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirmando-se muito bem disposto.
Porque «hoje não é dia de falar de política», o candidato da «Coligação Açores» a presidente do governo regional afirmou que só tem um discurso preparado para a noite eleitoral, mas não adiantou mais pormenores.
Victor Cruz preferiu pedir a todos para que votem, pensando neles e nas suas famílias. «Hoje, mais do que para mim, é um dia decisivo para os açorianos», afirmou.