portugal

Mais de dois terços contra coligação eleitoral

Mais de dois terços dos portugueses opõem-se a uma coligação PSD/CDS-PP para as próximas eleições autárquicas e legislativas, revela uma sondagem publicada hoje pelo Correio da Manhã.

De acordo com o estudo realizado pela Aximage para o Correio da Manhã, 71,8 por cento dos portugueses é da opinião que os dois partidos que formam governo devem apresentar-se separados nas próximas eleições autárquicas, em 2005.

Opinião contrária têm 17,8 por cento dos inquiridos, que concordam que PSD e CDS/PP devem ir junto às eleições para as câmaras municipais.

O cenário não é muito diferente no caso das eleições legislativas de 2006, com 72,4 por cento a discordar da coligação e 17,5 por cento a apoiá-la.

A sondagem revela ainda que muito dos portugueses que se opõem à união entre sociais-democratas e populares para os próximos actos eleitorais são partidários de um destes dois partidos.

Entre o eleitorado social-democrata, 70,2 por cento defende que os partidos devem apresentar-se em listas separadas às eleições autárquicas, contra 21,4 por cento que defende uma coligação.

Entre os partidários do CDS, 73,7 por cento defendem a separação da coligação e 24 por cento apoiam-na.

O cenário não muda muito em caso de eleições legislativas, onde 70 por cento do eleitorado do PSD considera positiva a separação, contra 22,4 por cento com opinião contrária.

Por seu turno, 73,1 por cento dos populares querem ir sozinhos às legislativas, contra 17,7 por cento que preferem ir acompanhados.

A sondagem realizada pela Aximage foi desenvolvida entre 06 e 11 de Outubro, através de 800 entrevistas telefónicas e apresenta um desvio padrão de 0,02 por cento.

Redação