portugal

Governo anuncia aumento de 14% no investimento público

O ministro das Cidades anunciou que o investimento público vai crescer, em 2005, cerca de 14 por cento, num total de sete mil milhões de euros. José Luís Arnaut explica que Portugal vai fazer um esforço para aproveitar os fundos comunitários.

O ministro afirmou, esta sexta-feira, no Parlamento, que o esforço de investimento vai crescer 14 por cento para 470 milhões de euros, com «uma aposta na componente nacional» para aproveitar os fundos comunitários.

Este é «um esforço para que Portugal não desperdice fundos Comunitários», considerou.

Arnaut avançou ainda que 53,5 por cento do financiamento nacional constitui a contrapartida nacional ao financiamento comunitário.

O executivo considera que esta orientação «revela claramente a aposta do Governo no estímulo do investimento e da actividade económica».

Cerca de 70 por cento do investimento público vai para a opção crescimento, para distribuir por áreas como as finanças públicas, economia, emprego, agricultura, obras públicas e transportes.

Sete por cento do valor global de 6,72 mil milhões de euros vai ser aplicado em actividades relacionadas com a autoridade do Estado, entre elas a defesa, a justiça, a administração pública e a política externa.

«O Estado vai apostar na formação dos portugueses» e na sua qualificação, no entanto, apenas 14 por cento das verbas do PIDDAC vão para as rubricas de cultura, ensino, formação, ciência e inovação.

Os restantes dez por cento vão para o reforço da justiça social em áreas como a saúde, segurança social, cidades e habitação.

Redação