portugal

António Mexia deverá ir ao Parlamento esta semana

O ministro das Obras Públicas, António Mexia, deverá prestar esclarecimentos no Parlamento esta semana sobre o encerramento do túnel ferroviário do Rossio.

Em reunião da comissão, o presidente da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Jorge Neto afirmou existir uma «coincidência de pontos de vista» entre o Governo, que se mostrou disponível para dar explicações sobre o assunto, e o PS, que apresentou um requerimento exigindo a ida do ministro das Obras Públicas ao Parlamento.

«Estou apenas a aguardar do gabinete do ministro a hora e o dia em que poderão ser prestadas essas diligências», declarou Jorge Neto aos deputados da comissão, adiantando que essa audição deverá decorrer «esta semana», antes da ida de António Mexia ao Parlamento para discutir o Orçamento do Estado para 2005 para o sector, que será a 02 de Novembro.

A disponibilidade do Governo para dar explicações sobre o encerramento do túnel ferroviário do Rossio, decidido pela REFER (Rede Ferroviária Nacional) na passada sexta-feira, foi comunicada ao Parlamento no próprio dia, por carta, pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva.

Por outro lado, durante a reunião da Comissão de Obras Públicas, a maioria PSD/CDS-PP chumbou um pedido feito pelo PS para que os vários responsáveis políticos pela construção de auto-estradas SCUT (Sem Custos para o Utilizador) sejam ouvidos sobre o assunto, incluindo os ex-ministros do PSD Valente de Oliveira e Manuela Ferreira Leite.

Redação