No jornal da noite da TVI, o presidente do grupo Media Capital, Miguel Paes do Amaral, negou ter feito qualquer tipo de pressão sobre os comentários do professor Marcelo Rebelo Sousa.
«Trabalho há 15 anos nos 'media' e sei que a opinião de cada um é um direito que não se põe em causa», disse o presidente da TVI.
«Foi uma conversa entre amigos (entre Paes do Amaral e Marcelo Rebelo de Sousa), não foi uma conversa hierárquica. E no contexto desta conversa falámos de vários temas, como a questão do posicionamento editorial», continuou.
«Sempre respeitei a autonomia da informação da TVI, mas considero importante defender aquilo que faz parte do estatuto editorial da TVI, que é ser independente, isenta, rigorosa e pluralista», concluiu.
Na Alta Autoridade para a Comunicação Social, Marcelo Rebelo de Sousa acusou hoje o presidente da TVI de querer reformular a orientação da informação da estação, tornando-a menos «anti-governamental», e de nesse contexto lhe ter pedido que repensasse o conteúdo dos seus comentários de domingo.