Perante a recusa da maioria em ouvir no parlamento Marcelo Rebelo de Sousa, com o argumento de que é preciso deixar trabalhar a Alta Autoridade para a Comunicação Social, o PS decidiu promover debates públicos sobre liberdade de imprensa.
Porque a maioria aproveita o poder para o transformar num direito, impedindo o parlamento de debater o caso Marcelo, o PS contorna o obstáculo promovendo um debate.
«O Partido Socialista toma a iniciativa pela fórmula que a maioria não pode impedir, que é aproveitar os espaços do parlamento para convidar pessoas interessadas em debater o problema da liberdade de expressão em Portugal», explicou António José Seguro à TSF.
Nem o ex-comentador da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa, nem o presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral, vão ser convidados, porque não se tratar de apurar a verdade sobre esta polémica.
O objectivo destes debates é ouvir vários agentes relacionados com o meio, e discutir o panorama actual da comunicação social e a relação entre poder económico e jornalistas.