O líder parlamentar do PSD admite que o seu partido venha a apresentar uma proposta sobre concentração dos media uma vez concluído o inquérito da Alta Autoridade para a Comunicação Social ao caso Marcelo Rebelo de Sousa, noticia hoje o Público.
Em declarações ao jornal, Guilherme Silva disse que é «possível» que os sociais-democratas apresentem uma proposta nesse sentido, uma vez que as conclusões da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) poderão «passar pelo problema da concentração» dos órgãos de comunicação social.
Na quinta-feira, Guilherme Silva já tinha dito que o PSD está «totalmente aberto para todas as iniciativas no âmbito da Assembleia da República», depois de conhecidos os resultados do inquérito da AACS.
O líder da bancada «laranja» admitiu esta hipótese depois de a maioria parlamentar (PSD-CDS/PP) ter rejeitado propostas da oposição para a realização de debates e audições parlamentares para discutir o «caso Marcelo», justificando que é necessário esperar pelas conclusões da AACS.
De acordo com Artur Portela, da AACS, as conclusões do inquérito em curso sobre as «relações entre os poderes político e económico e a comunicação social» sejam divulgadas a 10 ou 11 de Novembro.
Também em declarações ao Público, o deputado social-democrata Hugo Velosa, deputado da primeira comissão e ex-presidente da sub- comissão de comunicação social, defendeu uma discussão sobre a concentração da comunicação social.
Os partidos da maioria chumbaram na anterior sessão legislativa um projecto de Lei sobre a concentração dos media apresentado pelo Bloco de Esquerda.